Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorEspírito Santo, Giovana Furtado dopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T14:09:51Z-
dc.date.available2019-08-20T14:09:51Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/620-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2013.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa buscou identificar e analisar a percepção dos alunos e egressos sobre as competências adquiridas nos Cursos Superiores de Tecnologia em: Gestão da Produção Industrial, Recursos Humanos e Logística, de uma instituição educacional privada, situada na cidade de Barra Mansa-RJ. Foi realizado um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados uma análise documental, aplicação de questionário e uma entrevista semiestruturada. O questionário e a entrevista foram os mesmos aplicado por Godoy e Antonello (2009), onde as autoras analisaram a percepção dos alunos a respeito das competências individuais adquiridas a partir da Graduação em Administração. Também foi verificado a correspondência entre as competências e habilidades definidas pelo MEC e as propostas no projeto pedagógico dos cursos tecnológicos. O questionário foi aplicado aos alunos matriculados no quarto período dos cursos tecnológicos, para o questionário, foi utilizada a população de discentes com um critério de cortes ou eliminação que se constituiu por desconsiderar apenas os indivíduos que se recusaram a participar da pesquisa. As entrevistas semiestruturadas tinham como alvo os egressos e, como critério para a escolha dentre estes, utilizou-se a acessibilidade. Entende-se aqui por egressos todos os alunos que concluíram os cursos, sendo que foram ouvidos seis egressos, sendo dois de cada curso. O recorte temporal foi compreendido entre 2006 e 2012. Os dados do questionário foram analisados estatisticamente no SPSS 17.0 em seguida foram realizadas uma análise descritiva e cruzamentos de variáveis a fim de uma melhor observação dos resultados pertinentes a cada grupo de estudo. Chegou-se ao seguinte resultado: no CST em Logística a competência com maior nível de concordância foi a competência de comunicação, no CST em Gestão da Produção Industrial a competência de comunicação também foi a de maior nível de concordância, já no CST em Gestão de Recursos Humanos a competência com maior nível de concordância foi a competência social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research sought to identify and analyze the perceptions of students and graduates on the skills acquired in the University Courses of technology: Industrial Production Management, Human Resources and Logistics, in a private educational institution located in the city of Barra Mansa-RJ. It was conducted a study case, using as a tool for a collection data: documental analyses, an application of a questionnaire and a semi-structured interview. The questionnaire and the interview were the same used by Gandhi and Antonello (2009), where the authors analyzed the students' perception about their individual skills acquired from their graduation in Business. It was also verified that the competencies and skills defined by MEC and the proposals in the pedagogic project from technological courses. The questionnaire was applied to students enrolled in the fourth period of technological courses, for the questionnaire was used: the population of the students with a criterion of cuttings or elimination that is formed by disregarding only individuals who refused to participate in the research. The semi-structured interviews had as a target the graduates and, as a criterion for choosing among them, the accessibility was used. It is understood here by graduated students, the ones who have completed the courses, six of them were heard, two of each course. The timeframe was between 2006 and 2012. The questionnaire data was analyzed statistically in SPSS 17.0 then later it was performed a descriptive analysis and crossings of variables in order to have a better observation of relevant results to each study group. We had the following result: In the CST in Logistics, the competence with the highest level of agreement was the communication, in the CST in Industrial Production Management the competence of communication was also the highest level of agreement, but in the CST in Human Resource Management, social competence was the highest level of agreement.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T14:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Giovana Furtado do Espirito Santo_seg.pdf: 1122557 bytes, checksum: 4406c96910425bc4b6a674512ba440ba (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.format.extent116 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCursos superiores de tecnologiapt_BR
dc.subjectCompetências individuaispt_BR
dc.subjectAlunos egressospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titlePercepção de alunos sobre as competências individuais adquiridas durante o período de formação dos cursos superiores em tecnologiapt_BR
dc.title.alternativePercepção de alunos sobre as competências individuais adquiridas durante o período de formação dos cursos superiores em tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Giovana Furtado do Espirito Santo_seg.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons