Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorCouto, David Doria Molinari, 1996-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Larissa Oliveira Casemiro da, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T18:18:02Z-
dc.date.available2023-03-24T18:18:02Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6377-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nesta monografia abordamos a temática do feminismo por meio do uso das HQs da Mulher-Maravilha e como os quadrinhos podem ser utilizados como recursos pedagógicos nesse processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, metodologicamente recorremos à análise descritiva com a finalidade de analisar os valores impressos, no que diz respeito às falas e a imagem nas histórias em quadrinhos da Mulher-Maravilha de uma obra artística através de um estudo profundo das diversas abordagens da princesa Amazona. As principais HQs utilizadas foram escritas por: William Moulton Marston, George Pérez e Gail Simone, em que foram os responsáveis, respectivamente, pela criação da Mulher-Maravilha, o renascimento da personagem e a identificação e participação nos movimentos feministas. Dessa forma, pretende-se compreender como as diferenças entre os imaginários de cada época podem influenciar na configuração da heroína. Com base nos elementos analisados, pode-se investigar que diferentes aspectos, como épocas de produção, perfis dos autores e a atuação do movimento feminista levam às mudanças dos imaginários sociodiscursivos ao longo do tempo, e a maneira que pode ser incorporado pelo professor ao utilizar esse recurso nas aulas de História, ampliando consideravelmente a motivação dos alunos e conquistando resultados consideráveis no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T18:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG David Molinari e Larissa Casemiro.pdf: 2286621 bytes, checksum: 0f047a2e1bbc748a6deaf0b30fc5ca17 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (60 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuper- heróispt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.title"Pela lança de Atena!" : a abordagem dos movimentos feministas nas escolas por meio da HQ Mulher-Maravilhapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dos, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG David Molinari e Larissa Casemiro.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.