Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Toti, Juliana Matrai, 1999- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Larissa Maximo, 1996- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T18:24:41Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T18:24:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6379 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A educação sexual é vista por professores, pais e população geral, como um assunto tabu, carregado de perversões e más intenções para com os pequenos. Considerando a necessidade de uma visão ampliada da educação sexual, e sua importância para a educação infantil, sendo esta, a base para todo o desenvolvimento durante a formação humana, o trabalho se propõe, através do estudo das obras de Freud e autores relacionados ao tema, explanar a educação sexual como prática pedagógica base para uma educação integral. O objetivo desta monografia é estabelecer uma clara relação entre a Teoria da Sexualidade de Freud e a prática docente, para uma educação plena por meio do desenvolvimento psicossexual infantil. Para a produção da escrita, foram consultadas biografias e obras de Freud, além de livros e artigos sobre a educação sexual, como prática docente. O trabalho passa pela biografia de Freud, no período de vida que se refere a obra dedicada à sexualidade; contempla as fases do desenvolvimento psicossexual e conclui com dicas para o trabalho do professor, e dos pais, na educação da sexualidade infantil. A compreensão da educação sexual, como parte integrante de uma educação plena, é de suma importância para a quebra de paradigmas, que entravam a possibilidade de um desenvolvimento integral para as crianças. Estas, que desde seu primeiro momento de vida, são dotadas de sexualidade e levam suas experiências como parte integrante de si para toda vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-24T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Juliana Matrai e Larissa Maximo.pdf: 361066 bytes, checksum: 3003be7727edf6e1c30f9115e144203a (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (45 f.) : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | pt_BR |
dc.title | Contribuição de Freud à educação : teoria da sexualidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Veiga, Odila Amélia | pt_BR |
dc.contributor.other | Rezende, Carlos Eduardo Reis, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Juliana Matrai e Larissa Maximo.pdf | 352.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.