Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorToti, Juliana Matrai, 1999-pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Larissa Maximo, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-24T18:24:41Z-
dc.date.available2023-03-24T18:24:41Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6379-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A educação sexual é vista por professores, pais e população geral, como um assunto tabu, carregado de perversões e más intenções para com os pequenos. Considerando a necessidade de uma visão ampliada da educação sexual, e sua importância para a educação infantil, sendo esta, a base para todo o desenvolvimento durante a formação humana, o trabalho se propõe, através do estudo das obras de Freud e autores relacionados ao tema, explanar a educação sexual como prática pedagógica base para uma educação integral. O objetivo desta monografia é estabelecer uma clara relação entre a Teoria da Sexualidade de Freud e a prática docente, para uma educação plena por meio do desenvolvimento psicossexual infantil. Para a produção da escrita, foram consultadas biografias e obras de Freud, além de livros e artigos sobre a educação sexual, como prática docente. O trabalho passa pela biografia de Freud, no período de vida que se refere a obra dedicada à sexualidade; contempla as fases do desenvolvimento psicossexual e conclui com dicas para o trabalho do professor, e dos pais, na educação da sexualidade infantil. A compreensão da educação sexual, como parte integrante de uma educação plena, é de suma importância para a quebra de paradigmas, que entravam a possibilidade de um desenvolvimento integral para as crianças. Estas, que desde seu primeiro momento de vida, são dotadas de sexualidade e levam suas experiências como parte integrante de si para toda vida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-24T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Juliana Matrai e Larissa Maximo.pdf: 361066 bytes, checksum: 3003be7727edf6e1c30f9115e144203a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (45 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.titleContribuição de Freud à educação : teoria da sexualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherVeiga, Odila Améliapt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Juliana Matrai e Larissa Maximo.pdf352.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.