Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: A ludicidade como um componente facilitador do desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil
Authors: Souza, Mayara de, 1997-
Rego, Verônica Loraine Ribeiro da Silva, 2000-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar se as brincadeiras que primam pela ludicidade podem favorecer no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Para tanto, optamos por uma metodologia do tipo bibliográfica por esta nos permitir a consulta a várias fontes de informação: materiais virtuais e impressos tais como periódicos, artigos, obras de estudiosos dos assuntos pesquisados, os quais nos garantiram os dados para responder a nossa pergunta de pesquisa. No primeiro Capítulo, tratamos do percurso histórico para o surgimento do conceito de infância. No segundo Capítulo, abordamos os marcos legais que trataram sobre os direitos da criança na fase da primeira infância, garantindo que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica. No terceiro Capítulo, tratamos sobre as relações entre a ludicidade, o desenvolvimento infantil e a aprendizagem na primeira infância mediante pesquisas conduzidas por diferentes estudiosos dos referidos assuntos e sobre como os professores têm um papel indispensável e podem contribuir na elaboração das atividades lúdicas para que o desenvolvimento e aprendizado se efetivem nas instituições de Educação Infantil. Por fim, o referencial teórico usado nos permitiu concluir sobre a importância das atividades lúdicas como um componente favorecedor, tanto para o desenvolvimento, quanto para a aprendizagem da criança na Educação Infantil.
Abstract: Não possui.
Keywords: Educação infantil
Crianças - Desenvolvimento
Brincadeiras
Jogos educativos
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Mayara de Souza e Veronica Loraine Ribeiro da Silva Rego.pdf251.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.