Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Mayara de, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rego, Verônica Loraine Ribeiro da Silva, 2000- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T17:39:04Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31T17:39:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar se as brincadeiras que primam pela ludicidade podem favorecer no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Para tanto, optamos por uma metodologia do tipo bibliográfica por esta nos permitir a consulta a várias fontes de informação: materiais virtuais e impressos tais como periódicos, artigos, obras de estudiosos dos assuntos pesquisados, os quais nos garantiram os dados para responder a nossa pergunta de pesquisa. No primeiro Capítulo, tratamos do percurso histórico para o surgimento do conceito de infância. No segundo Capítulo, abordamos os marcos legais que trataram sobre os direitos da criança na fase da primeira infância, garantindo que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica. No terceiro Capítulo, tratamos sobre as relações entre a ludicidade, o desenvolvimento infantil e a aprendizagem na primeira infância mediante pesquisas conduzidas por diferentes estudiosos dos referidos assuntos e sobre como os professores têm um papel indispensável e podem contribuir na elaboração das atividades lúdicas para que o desenvolvimento e aprendizado se efetivem nas instituições de Educação Infantil. Por fim, o referencial teórico usado nos permitiu concluir sobre a importância das atividades lúdicas como um componente favorecedor, tanto para o desenvolvimento, quanto para a aprendizagem da criança na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-31T17:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Mayara de Souza e Veronica Loraine Ribeiro da Silva Rego.pdf: 257479 bytes, checksum: a48817050809da858a9f729862b03fd0 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (38 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como um componente facilitador do desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Eugenio, Cesar Augusto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rezende, Carlos Eduardo Reis, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Mayara de Souza e Veronica Loraine Ribeiro da Silva Rego.pdf | 251.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.