Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6506
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A contribuição da sala de aula invertida na disciplina de língua inglesa no ensino fundamental II no ensino remoto durante a pandemia da COVID 19 : um relato de experiência |
Authors: | Mota, Adriana Moraes Rossi, 1986- |
Abstract: | Resumo: A COVID-19, pandemia global que marcou o século XXI, causou interrupções significativas em vários setores, dentre eles, a educação, que foi severamente afetada e decorreu na necessidade do ensino remoto. Muitos foram os desafios do ensino de inglês durante a pandemia da COVID-19 no Brasil diante do fechamento de escolas e a mudança abrupta para o ensino remoto emergencial. Buscou-se saber o que fazer e como fazer para que a participação dos alunos fosse satisfatória naquele período e em como saber se o aluno realmente havia aprendido se a câmera aberta não era um item obrigatório e, por diversas vezes, os alunos não se sentiam à vontade para abri-la. O objetivo geral desta pesquisa é discutir o processo de apropriação e utilização de Metodologias Ativas e de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aulas remotas de língua inglesa para o Ensino Fundamental II do ensino privado, no período da quarentena, por esta professora-pesquisadora. A pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica acerca de importantes eixos do conhecimento como letramentos, multiletramentos, TICs e metodologias ativas no âmbito do ensino de LI, que orienta a elaboração de atividades para o ensino de LI para o ensino fundamental II na modalidade ensino remota, com aulas online e ao vivo, durante a pandemia, em uma escola particular no interior do estado de São Paulo. Essas atividades são discutidas via relato de experiência desta professora-pesquisadora. Esta é uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, do tipo estudo de caso. Foi verificado que a metodologia sala de aula invertida para o ensino de LI mostrou-se positiva para o ensino fundamental II no ensino remoto durante a pandemia. Os avanços na tecnologia tornaram o ensino on-line mais viável e dinâmico e podem ser usados para enfrentar os desafios de adaptar o aprendizado ativo presencial a ambientes remotos. Além disso, os alunos participantes desta pesquisa podem agora se envolver com os materiais do ensino de LI a partir de um conjunto mais diversificado de ferramentas e recursos e obter mais controle sobre como e onde aprendem. As restrições impostas pela COVID-19 facilitaram conexões e colaborações significativas entre alunos e professores em alguns contextos, talvez representando um lado positivo para a crise, com potenciais benefícios contínuos para futuras aulas presenciais e remotas, como no contexto e realidade das salas de aula desta professora-pesquisadora. Abstract: COVID-19, the global pandemic that marked the 21st century, caused significant disruptions in several sectors, including education, which was severely affected and resulted in the need for remote teaching. There were many challenges in teaching English during the COVID-19 pandemic in Brazil in the face of school closures and the abrupt shift to emergency remote teaching. It was sought to know what to do and how to do it so that the students' participation was satisfactory in that period and how to know if the student had really learned if the open camera was not a mandatory item and, on several occasions, the students did not feel feel free to open it. The general objective of this research is to discuss the process of appropriation and use of Active Methodologies and Information and Communication Technologies (ICTs) in remote English language classes for Elementary School II of private education, during the quarantine period, by this teacher- researcher. The research begins with a bibliographic review about important axes of knowledge such as literacies, multiliteracies, ICTs and active methodologies in the context of teaching LI, which guides the elaboration of activities for the teaching of LI for elementary school II in the remote teaching modality, with online and live classes, during the pandemic, at a private school in the interior of the state of São Paulo. These activities are discussed via the experience report of this teacher-researcher. This is a qualitative, interpretive, case study research. It was found that the inverted classroom methodology for teaching LI was positive for elementary school II in remote teaching during the pandemic. Advances in technology have made online teaching more viable and dynamic and can be used to address the challenges of adapting face-to-face active learning to remote environments. In addition, students participating in this research can now engage with LI teaching materials from a more diverse set of tools and resources and gain more control over how and where they learn. The restrictions imposed by COVID-19 have facilitated meaningful connections and collaborations between students and teachers in some contexts, perhaps representing a positive side to the crisis, with potential ongoing benefits for future face-to-face and remote classes, as in the context and reality of this classroom teacher-researcher. |
Keywords: | Língua inglesa - Estudo e ensino COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Aprendizagem ativa Inovações educacionais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6506 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Adriana Moraes Rossi Mota.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.