Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Fabiana Alves de, 1978pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-11T23:41:39Z-
dc.date.available2023-08-11T23:41:39Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6509-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa propõe uma discussão acerca da Educação Antirracista. Esta se insere na linha de pesquisa da Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. Tem por objetivo compreender de que forma a Educação Antirracista é trabalhada nos cursos de Pedagogia, promover uma investigação das experiências escolares vividas no contexto do Ensino Superior, identificar a percepção do currículo acerca da Educação Antirracista, compreender os motivos pelo ingresso na formação docente e investigar qual a compreensão que estes estudantes possuem sobre as práticas realizadas sobre a Educação Antirracista em suas trajetórias acadêmicas. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como participantes dezesseis egressos de Cursos de Pedagogia de Instituições do Ensino Superior de Taubaté, convidados a participar do estudo a partir das redes da pesquisadora. Foram usados como instrumentos para a coleta de dados um questionário online para todos os participantes e uma entrevista semiestruturada para aqueles que se voluntariaram em participar. Os dados dos questionários foram tratados inicialmente de forma descritiva, com o recurso do Excel e os dados das entrevistas pelo software IRaMuTeQ. Após este tratamento inicial, os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que os/as participantes da entrevista, tanto pessoas negras e brancas, têm histórias diversas ao que tange a Educação Antirracista, evidentemente, que os/as participantes negros e negras têm em suas histórias lembranças e marcas do racismo estrutural que permeia o contexto escolar. Por outro lado, participantes negros/negras e brancos/brancas não perceberam nos currículos, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior, a perspectiva da Educação Antirracista, mesmo que alguns/algumas tenham feito a graduação após a implementação da Lei 10.639/2003 que inclui a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. A pesquisa evidenciou que a Educação Antirracista acontece de forma pontual e que a maioria dos/das profissionais não têm a devida formação para atuar nesta perspectiva. Infelizmente o currículo, embora um pouco mais descolonizado, ainda não corresponde aos anseios do Movimento Negro que lutou bravamente pela conquista da Lei 10.639/2003, uma vez que a temática não se apresenta em todos os componentes curriculares, bem como na postura de docentes que de forma explícita ou implícita discrimina estudantes negros e negras dificultando o seu processo educacional. Portanto, a conscientização, por meio de uma educação dialógica e problematizadora, deve fazer parte da formação de profissionais que atuarão ou não em espaços escolares. É por meio da Educação Antirracista que o inédito viável pode estar presente na vida de todas as pessoas como uma possibilidade real de transformação, na qual todo e todas serão respeitados em sua subjetividade e em suas necessidades.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research project proposes a discussion about Anti-racist Education. This is part of the research line of Teacher Training and Professional Development of the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté. It aims to understand how Anti-Racist Education is worked in Pedagogy courses, promote an investigation of school experiences in the context of Higher Education, identify the perception of the curriculum about Anti-Racist Education, understand the reasons for entering teacher training and investigate what is the understanding that these students have about the practices carried out on Anti-Racist Education in their academic trajectories. This qualitative research has as participants egress from Pedagogy Courses of Higher Education Institutions in Taubaté who will be invited to participate in the study through the researcher's social networks. An online questionnaire for all participants and a semi-structured interview for those who volunteer to participate will be used as instruments for data collection. Questionnaire data will be initially treated descriptively using Excel and interview data using the IRaMuTeQ software. After this initial treatment, the results will be submitted to Content Analysis. It is expected that this research, based on its results, contributes to the field of Teacher Education, especially the Initial Training carried out in the Pedagogy Course, with regard to studies on Anti-Racist Education and its implementation. The research showed that Anti-racist Education happens in a timely manner and that most professionals do not have the proper training to work in this perspective. Unfortunately, the curriculum, although a little more decolonized, still does not correspond to the aspirations of the Black Movement, which fought bravely for the conquest of Law 10.639/2003, since the theme is not present in all curricular components, as well as in the attitude of teachers who explicitly or implicitly discriminates black and black students, making their educational process difficult. Therefore, awareness, through a dialogical and problematizing education, must be part of the training of professionals who will or will not work in school spaces. It is through Anti-Racist Education that the unprecedented can be present in the lives of all people as a real possibility of transformation, in which each and everyone will be respected in their subjectivity and needs.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-11T23:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Alves de Almeida.pdf: 2117964 bytes, checksum: 81cffb6ec483897931c43c7bec2b9abc (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (178 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectAntirracismo - Educaçãopt_BR
dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleEducação antirracista na formação inicial de docentes : uma proposta de conscientizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.otherMafra, Jason Ferreirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabiana Alves de Almeida.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.