Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino Remoto na pandemia da COVID 19 : percepção dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Rede Estadual de Taubaté |
Authors: | Carvalho, Daniela Gonçalves de |
Abstract: | Resumo: Esta dissertação investiga a opinião de professores em relação à vivência e à experiência no ensino remoto durante o período pandêmico. Buscou-se saber qual a percepção dos professores de Língua Inglesa (LI), do Ensino Médio de dez escolas da rede estadual da cidade de Taubaté sobre os recursos disponíveis para a prática do ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19 nas aulas Língua Inglesa. O objetivo geral foi investigar e analisar os desafios e possibilidades na percepção e na prática dos professores de Língua Inglesa do Ensino Médio das escolas da rede estadual de Taubaté sobre os recursos disponíveis para a prática do ensino remoto, durante a pandemia da COVID-19 nas aulas de Língua Inglesa. Foi realizada a revisão bibliográfica e a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com 23 professores de Língua Inglesa da rede pública estadual da cidade do Vale do Paraíba. A percepção dos professores em relação aos desafios no seu cotidiano reside no modificar ou ajustar a sua infraestrutura para um ambiente que foi considerado totalmente remoto, em um espaço de tempo muito curto. Em relação ao suporte recebido para que o ensino remoto fosse implementado, a percepção dos entrevistados foi também negativa quando disseram que o referido apoio não ocorreu como deveria, pois se deu de maneira incorreta ou ineficiente, fazendo pouca contribuição na operacionalização dos dispositivos e ferramentas disponibilizadas pela escola. Foram evidenciadas lacunas em relação ao planejamento e ao tempo de preparação e as principais dificuldades sentidas na prática do ensino remoto no ensino de LI pelos respondentes, se devem, principalmente, ao ambiente, por vezes, conturbado nas salas de aula. É possível concluir que a forma pela qual foi imposta e vivenciada a aprendizagem remota pelos professores de LI não correu de uma maneira adequada, dado que foi verificada não só a ausência de planejamento, mas de ações coordenadas entre a escola, professores e alunos, muitas vezes comprometendo o uso dos recursos disponíveis e até mesmo na infraestrutura ofertada, refletindo no conteúdo e no material didático e até mesmo na própria relação entre professores e alunos. Abstract: This dissertation investigates the opinion of teachers regarding the experience and experience of remote teaching during the pandemic period. We sought to find out what the perception of English Language (LI) teachers, from the high school of ten schools in the state network of Vale do Paraíba, about the resources available for the practice of remote teaching, during the COVID-19 pandemic in Language classes. English. The general objective was to investigate and analyze the challenges and possibilities in the perception and practice of high school English teachers from schools in the state network of Vale do Paraíba on the resources available for the practice of remote teaching, during the COVID-19 pandemic. 19 in English language classes. A bibliographic review was carried out and a semi-structured interview was applied, with 23 teachers of English from the state public network in the city of Vale do Paraíba. The perception of teachers in relation to the challenges in their daily lives lies in modifying or adjusting their infrastructure to an environment that was considered totally remote, in a very short space of time. In relation to the support received for remote teaching to be implemented, the perception of the interviewees was also negative when they said that said support did not occur as it should, it did not occur as it should, because it was given incorrectly or inefficiently, making little contribution to the operationalization. of the devices and tools made available by the school. Gaps were evidenced in relation to planning and preparation time and the main difficulties felt in the practice of remote teaching in the teaching of LI by the respondents are due to the sometimes-troubled environment in the classrooms. It is possible to conclude that the way in which the remote learning was imposed and experienced by the teachers of LI did not go in an adequate way, since it was verified, not only the absence of planning, but of coordinated actions between the school, teachers and students, often compromising the use of available resources and even the infrastructure offered, reflecting on the content and teaching material and even on the relationship between teachers and students. |
Keywords: | Ensino remoto COVID-19, Pandemia de, 2020- Língua inglesa Professores |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6512 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Daniela Goncalves de Carvalho.pdf | 601.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.