Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ambrosetti, Neusa Banhara, 1945- | pt_BR |
dc.contributor.author | Mota, Jéssica Regina da, 1992- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T18:20:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T18:20:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6519 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O processo de inserção do professor alfabetizador pode ser um momento delicado na trajetória do docente, pois a formação inicial, no curso de Pedagogia, tem uma multiplicidade de enfoques formativos, deixando de aprofundar determinadas áreas, como a alfabetização. Em meio às incertezas e às dificuldades decorrentes desse processo formativo, o docente alfabetizador acaba por tornar-se inseguro quanto às práticas de ensino que serão eficazes no processo de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças. Logo, a reflexão sobre as práticas para a construção dos conhecimentos profissionais é determinante nesse processo de inserção profissional. Este estudo buscou compreender que reflexões e mobilizações de conhecimentos sobre práticas de alfabetização podem ocorrer em uma proposta formativa para professores iniciantes orientada por casos de ensino. Assim, o objetivo foi investigar o potencial formativo de casos de ensino para professores alfabetizadores iniciantes como instrumento de reflexão das práticas, no processo de construção dos conhecimentos profissionais. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-intervenção. As participantes foram professoras alfabetizadoras iniciantes de uma rede municipal no interior paulista, com até cinco anos de atuação docente. O processo de coleta de dados se deu por meio de um grupo de discussão inicial em que foram elencadas as necessidades formativas das participantes para a elaboração dos cinco encontros formativos, os quais tiveram, como principal estratégia, o estudo de casos de ensino. Também foi realizado um grupo de discussão final para identificar as potencialidades dos casos de ensino como dispositivo de formação. A análise dos dados coletados evidenciou que as necessidades formativas das docentes estão direcionadas para as lacunas da formação inicial, para a inserção profissional sem os apoios necessários e para os desafios da prática docente encontrados pelas professoras iniciantes, as quais relataram não possuir uma base de conhecimentos específica para atuação em alfabetização. Os casos de ensino mostraram-se como dispositivo formativo com significativo potencial no desenvolvimento das docentes, pois podem contribuir para o desenvolvimento da interação entre os pares, num movimento de apoio mútuo. Essa interação promove processos de análise e tomadas de decisões, uma vez que os docentes têm a oportunidade de analisar as possibilidades em determinadas situações, o que auxilia o desenvolvimento de estruturas de conhecimento para lidar com novos eventos acerca das práticas. Ademais, esses casos contribuem também para a compreensão da relação entre teoria e prática, o que favorece o desenvolvimento do processo de raciocínio pedagógico e da estruturação de novos conhecimentos profissionais durante o movimento de reflexão das práticas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The literacy teacher career initiation can be a sensitive moment because certain areas are not covered in depth such as literacy by the wide range of training focuses in the base education of Pedagogy degree. As a result of the uncertainties and difficulties arising from this starting stage, the literacy teacher ends up becoming insecure about which teaching practices will be effective for children's acquisition of reading and writing. Therefore, reflecting on the practices for building professional knowledge is key during the professional initiation. This study sought to understand what reflections and mobilization of knowledge about literacy practices could be part of a training proposal for beginning teachers based on teaching cases. Thus, the aim was to investigate the training potential of teaching cases for beginning literacy teachers as a tool for reflecting on practices and building professional knowledge. This is a qualitative research study, with a research-intervention design. The participants were beginning literacy teachers with up to five years of teaching experience from a municipal system in the countryside of the state of São Paulo. The data collection was carried out by an initial discussion group in which the participants' needs were listed for designing five training meetings with the study of teaching cases as the main strategy. A final focus group was also held to identify the potential of teaching cases as a training tool. The analysis of the data collected showed that the teachers' training needs are related to the gaps in their base education; their professional initiation without the required support; and challenges of teaching practice faced by beginning teachers, who reported not having the specific knowledge base to work in literacy. Teaching cases proved to be a training tool with significant potential for the teachers' improvement, since they are able to foster interaction among peers, in a movement of mutual support. This interaction promotes processes of analysis and decision-making, as teachers have the opportunity to analyze the possibilities in certain situations, which further develop the knowledge structures to deal with new events in their practices. Moreover, these cases also allow to understand the relationship between theory and practice, favoring the advance of pedagogical reasoning and establishment of new professional knowledge by reflecting on the practices. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T18:20:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica Regina da Mota.pdf: 5325781 bytes, checksum: 333928fed4d0f4cc4f4c8bb4b14ace08 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.title | Potencial reflexivo de casos de ensino no desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Patrícia Cristina Albieri de | pt_BR |
dc.contributor.other | Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Jessica Regina da Mota.pdf | 5.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.