Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951- | pt_BR |
dc.contributor.author | Matos, Priscila Aparecida Xavier de, 1985- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T19:46:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T19:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6522 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Considerando o período de pandemia, neste estudo buscou-se responder à seguinte questão: como foi a atuação pedagógica dos professores de Educação Infantil para lidar com o ensino remoto? Assim, objetivou-se investigar e analisar as formas empreendidas para lidar com os desafios didáticos e conhecer os novos conhecimentos adquiridos diante dessa experiência de ensino remoto. Os sujeitos participantes da primeira etapa da pesquisa foram 14 professores, que responderam ao questionário sociodemográfico. Na segunda etapa da pesquisa, foram escolhidos 5 docentes, atuantes em diferentes faixas etárias na escola em foco, para compor o diário reflexivo. A investigação foi realizada numa abordagem qualitativa, e a coleta de dados deu-se por meio de dois instrumentos: o questionário sociodemográfico, encaminhado via e-mail (Google forms) aos participantes, com prazo definido para reenvio ao pesquisador, e a narrativa do diário reflexivo enviado via e-mail (Google forms). A análise dos dados evoluiu para uma análise de conteúdo. Os resultados apontam a necessidade de os professores ampliarem sua formação pedagógica, em busca de novas aprendizagens, para que possam vir a adotar novos procedimentos de ensino que atendam às novas tendências tecnológicas implementadas recentemente, em função das circunstâncias pandêmicas. Diante dos desafios impostos pela pandemia da (Covid-19), os professores evidenciaram alguns dos sentimentos percebidos nos diferentes momentos do trabalho pedagógico no ensino remoto: medo, angústia, preocupação, insegurança e desejo de contribuir nesse novo contexto, em busca de alternativas criativas de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Da evolução desse estudo, nasceu o interesse em deixar uma contribuição para essa área de ensino, que aqui se constituirá no produto técnico, ou seja, sugere-se projeto de formação específica para uso dos recursos tecnológicos em situações didático- pedagógicas na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Considering the pandemic period, this study sought to answer the following question: how was the pedagogical performance of Early Childhood Education teachers to deal with remote teaching? Aiming at the following objectives to investigate and analyze the ways undertaken to deal with the didactic challenges and to know the new knowledge acquired in the face of this remote teaching experience. The subjects participating in the first stage of the research were 14 teachers who answered the sociodemographic questionnaire, in the second stage of the research 5 teachers were chosen, working in different age groups in the school in focus, composing the reflective diary. The investigation was carried out in a qualitative approach, whose data collection took place through two instruments: the sociodemographic questionnaire sent via email (Google forms) to the participants, with a defined deadline for sending it back to the researcher and the narrative of the reflective diary sent via email (Google forms). Data analysis evolved into content analysis. The results point to the need for teachers to expand their pedagogical training, in search of new learning so that they can adopt new teaching procedures, which meet, in particular, the new technological trends implemented recently due to the pandemic circumstances. Faced with the challenges imposed by the (Covid-19) pandemic, teachers highlighted some of the feelings perceived in the different moments of pedagogical work in remote teaching: fear, anguish, concern, insecurity and the desire to contribute in this new context, in the search for alternatives creative ways of teaching and learning in Early Childhood Education. From the evolution of this study, the interest in making a contribution to this teaching area was born, which will constitute the technical product here, that is, a specific training project is suggested for the use of technological resources in didactic-pedagogical situations in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-14T19:46:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Aparecida Xavier de Matos.pdf: 1796492 bytes, checksum: 5f4ca86c1bb720dddfddc3868cde4763 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (143 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.title | O professor da Educação Infantil frente à pandemia : novas aprendizagens e mudanças na atuação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Roseli Albino dos, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Azevedo, Vera Lucia Antonio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Priscila Aparecida Xavier de Matos.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.