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dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Ana Cristina de Paula Abreu, 1991-pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T19:53:07Z-
dc.date.available2023-10-16T19:53:07Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6680-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Dônola Mendonça.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Tecnologia Assistiva (TA) torna-se recurso importante e intrínseco ao processo de desenvolvimento de estudantes com deficiência nos contextos de sala de aula regular, tornando o processo de inclusão possível, respeitando as leis vigentes e as especificidades de cada estudante. Considerando isso, a presente pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como docentes regentes utilizam a tecnologia assistiva na Educação Inclusiva? O estudo teve como objetivo geral analisar como docentes regentes utilizam a Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva, junto a estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados em uma escola do Vale do Paraíba Paulista do Ensino Fundamental, anos iniciais. Quanto aos objetivos específicos, pretendeu: identificar os recursos de TA utilizados por docentes da sala regular do ensino fundamental, anos iniciais; analisar os fatores que dificultam e facilitam a atuação do docente regente no processo de Educação Inclusiva, verificando como a TA é utilizada e investigar as perspectivas e expectativas das professoras regentes no processo de inclusão. A pesquisa teve caráter exploratório com abordagem qualitativa e utilizou, como instrumentos de coleta de dados, questionário, observação in loco em três salas de aula nos anos iniciais e posteriormente entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam que a Tecnologia Assistiva vem sendo uma realidade cada vez mais presente em sala de aula regular, porém, quando se trata da utilização da mesma para o processo inclusivo observou-se dificuldades como a conceitualização de Tecnologia Assistiva, como também para construção dos próprios recursos e sua aplicação; a falta de recursos humanos ou professor de apoio; o tempo hábil para construir recursos direcionados aos estudantes PAEE; e defasagens quanto a própria formação continuada e enquanto recurso essencial para auxílio no processo de inclusão; como também ficou evidente algumas facilidades enquanto a participação ativa da família e a colaboração entre as docentes em estudos, tendo em vista o processo de inclusão. Partindo dos achados do estudo, organizou-se um Plano de Formação como sugestão em como abordar a temática em estudo e com possibilidades do uso da Tecnologia Assistiva na sala regular que possam colaborar de forma direta ou indireta para a estudantes com ou sem deficiência e com a formação continuada de profissionais, visando o processo inclusivo e uma Educação Inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Assistive Technology (AT) becomes an important and intrinsic resource in the development process of students with disabilities in regular classroom contexts, making the inclusion process possible, respecting current laws and the specificities of each student. Considering this, the present research started from the following question: How do regent teachers use assistive technology in Inclusive Education? The general objective of the study was to analyze how regent teachers use Assistive Technology in Inclusive Education, with target audience students of Special Education, enrolled in an elementary school in Vale do Paraíba Paulista, in the initial years. As for the specific objectives, it intended to: identify the AT resources used by teachers in the regular elementary school classroom, early years; analyze the factors that hamper and facilitate the performance of the regent teacher in the Inclusive Education process, verifying how AT is used and investigate the perspectives and expectations of the regent teachers in the inclusion process. The research had an exploratory character with a qualitative approach and used, as data collection instruments, a questionnaire, on-site observation in three classrooms in the early years and later semi-structured interviews. The results show that Assistive Technology has been an increasingly present reality in the regular classroom, however, when it comes to using it for the inclusive process, difficulties were observed, such as the conceptualization of Assistive Technology, as well as the construction of the own resources and their application; the lack of human resources or teacher support; the time to build resources aimed at PAEE students; and gaps in terms of continuing education itself and as an essential resource to aid in the inclusion process; as it was also evident some facilities regarding the active participation of the family and collaboration between the teachers in studies, in view of the inclusion process. Based on the findings of the study, a Training Plan was organized as a suggestion on how to approach the subject under study and with possibilities of using Assistive Technology in the regular classroom that can collaborate directly or indirectly for students with or without disabilities and with the continuing education of professionals, aiming at the inclusive process and an Inclusive Education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T19:53:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Cristina de Paula Abreu Domingos.pdf: 2503210 bytes, checksum: fe1691d8409306eaa23eaef1ed22ac54 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (125 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleUso da tecnologia assistiva na sala regular para Educação Inclusivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Carina Elisabeth Maciel dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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