Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Juliana Cátia de, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.author | Czeszak, Bianca Vianna, 2001- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T11:58:53Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T11:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6682 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma. Juliana Cátia de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Fisioterapia, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O desenvolvimento infantil consiste em um processo contínuo e progressivo de aquisições de habilidades em três grandes áreas desenvolvimentais: motora, linguagem e psicossocial, que seguem uma sequência cronológica evolutiva e podem ser influenciadas por fatores internos e externos. O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre o desenvolvimento motor de crianças de zero a três anos de idade, frequentadoras de creches. Trata-se de uma revisão bibliográfica referenciada nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, entre os dias 18 a 20 de março de 2023. Foram considerados os estudos realizados no Brasil, sem restrições quanto ao tipo de estudo nem quanto aos anos de publicação, e foram considerados os idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos que não abordassem o desenvolvimento motor de crianças frequentadoras de creches como desfecho. Como resultados foram encontrados inicialmente 18 artigos científicos; destes, oito foram excluídos por não abordarem o tema proposto. Portanto, foram incluídos dez artigos para abordar a temática proposta. No presente estudo foi possível concluir que o desenvolvimento motor de crianças de zero a três anos que frequentam creches pode ser beneficiado pelo maior tempo de permanência nessas instituições, quando consideradas de boa qualidade, com atividades motoras direcionadas por profissionais qualificados. No entanto, prejuízos do desenvolvimento motor axial, atrasos motores de crianças de menor faixa etária e frequentadora de creches públicas, bem como a influência dos fatores biológicos, neonatais e familiares neste processo foram reportados pela literatura científica. Pesquisas envolvendo a respectiva temática são necessárias para fundamentar e direcionar estratégias de estimulação nos diferentes ambientes de participação da criança, promovendo assim, um desenvolvimento integral adequado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Child development consists of a continuous and progressive process of acquiring skills in three major developmental areas: motor, language and psychosocial, which follow an evolutionary chronological sequence and can be influenced by internal and external factors. The present study aimed to discuss the motor development of children from zero to three years old, attending day care centers. This is a bibliographical review referenced in the Medline, Lilacs and Scielo databases, between March 18th and 20th, 2023. Studies carried out in Brazil were considered, without restrictions regarding the type of study or the years of publication. , and English and Portuguese were considered. Articles that did not address the motor development of children attending day care centers as an outcome were excluded. As results, 18 scientific articles were initially found; of these, eight were excluded for not addressing the proposed theme. Therefore, ten articles were included to address the proposed theme. In the present study, it was possible to conclude that the motor development of children from zero to three years old who attend day care centers can be benefited by the longer stay in these institutions, when considered of good quality, with motor activities directed by qualified professionals. However, damage to axial motor development, motor delays in younger children who attend public day care centers, as well as the influence of biological, neonatal and family factors in this process have been reported in the scientific literature. Research involving the respective theme is necessary to base and direct stimulation strategies in the different environments of child participation, thus promoting an adequate integral development. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-18T11:58:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_Bianca Viannaczeszak_Fisioterapia_2023.pdf: 569335 bytes, checksum: 81b72406d878869ad11f2020d4bef034 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (48 f.) : il. ; digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento motor de crianças de zero a três anos de idade frequentadoras de creches : revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.title.alternative | Motor development of children aged zero to three attending day-care centers: a literature review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Maria Daniela de Lima e, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Calil, Rafaela Chagas Moreira, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Fisioterapia | pt_BR |
Appears in Collections: | Fisioterapia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG_Bianca Viannaczeszak_Fisioterapia_2023.pdf | 555.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.