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dc.contributor.advisorChaves, Carlos Albertopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Osvaldo Júnior Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-03T15:33:17Z-
dc.date.available2019-07-03T15:33:17Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/668-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto Chavespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2008pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar a viabilidade de utilização da liga metálica zamac em uma empresa do setor automobilístico, como alternativa na fabricação de peças em aço carbono. A modalidade de pesquisa utilizada foi a pesquisa-ação. Para subsidiar essa dissertação, foram feitas pesquisas em livros, dissertações, teses, sites da internet e documentos da empresa estudada. Os resultados apresentados foram classificados através dos seguintes fatores fabris e manufatura (máquina mão-de-obra, medida, método, meio ambiente e matéria prima), fatores social-mercadológico, fatores ergonômico-segurança do produto fatores econômico-financeiro, fatores ecológico-ambientais e fatores estético apresentação do produto. Atavés do estudo verificou-se entre outras características, que o zamac é um material de baixo ponto de fusão, apresenta alta resistência mecânica, e boas propriedades de fundição além de boa resistência a corrosão, choques, tração e desgaste. Conclui-se a viabilidade de utilização do zamac na substituição do aço carbono, como alternativa de substituição, garantindo com isso ótimo desempenho e baixo custo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present paper aims studying the viability in the use of the zamac metallic league in a company of the automobile sector, as alternative in the manufacturing of parts in steel carbon. The modality used in this research was research and practice. As support to the dissertation other materials had been analized like dissertations, books, articles, theses, sites on the Internet and the company documents. The presented results had been classified taking into consideration the following factors manufacturing and manufacture (machine, man- power, measure, method, environment and raw-material), ecological-ambient, social-marketing, ergonomic-security of the product, economic-financial and aesthetic-presentation of the product. Through the studies it was checked among others characteristics, that zamac is a material of low point of fusing, presents high mechanical resistence, and good properties of casting besides a good resistence to corrosion, shocks, traction and consuming. We conclude the viability in the zamac use in substitution to steel carbon, as an alternative of substitution, guaranteeing with that an excellent performance and a low cost.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T15:33:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Osvaldo Junior Alves Soares.pdf: 3446473 bytes, checksum: 2b54caa04c05501af3b0a86e0e0e6854 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent148 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectZamacpt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleMelhorias de produto : processo pela utilização de ligas Zamacpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta Neto, Pedro Luiz de Oliveira, 1939-pt_BR
dc.contributor.otherCardoso, Álvaro Azevedopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
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