Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6696
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de leitura de francês língua estrangeira (FLE) |
Authors: | Baptista, Juliana Roberta Cruz, 1981- |
Abstract: | Resumo: O presente trabalho propõe o uso de gêneros discursivos midiáticos no ensino de francês língua estrangeira (Français Langue Étrangère -FLE). Especificamente, esta pesquisa se volta para o uso dos gêneros discursivos notícia e reportagem em sala de aula de FLE. A escolha desses gêneros foi motivada pela natureza socio-histórica situada que lhes confere sentido; pela ampla circulação de enunciados pertencentes a esses gêneros discursos em diversas esferas sociais; pela multimodalidade que os constitui; pela possibilidade de se mobilizarem as competências leitoras das quais os aprendizes presumidamente já dispõem em seu repertório de mundo para a aprendizagem de FLE, bem como pelas relações dialógicas que se estabelecem entre os fatos sociais neles retratados e a realidade socio-histórica dos aprendizes - sujeitos sociais - que compõem a sociedade contemporânea. O objetivo deste trabalho é, portanto, propor atividades de leitura para a sala de aula que contemplem as linguagens verbal e visual no ensino de FLE, a partir do uso de enunciados autênticos e atuais inscritos nos gêneros discursivos notícia e reportagem veiculados nas seguintes plataformas digitais francófonas: France24; Radio France Internationale (RFI); Radio Télévision Suisse (RTS) e Télévision France1 (TF1). O problema que motivou esta pesquisa relaciona-se à escassez de materiais didáticos de FLE que contemplem enunciados atuais, autênticos, preservados em sua integralidade e capazes de contemplar os múltiplos modos de manifestação da linguagem. Neste sentido, este trabalho se justifica à medida que pode, a partir das atividades nele propostas, vir a viabilizar aos atores das salas de aula de FLE - professore(a)s e aprendizes - oportunidades de aprendizagem situada, de construção e expansão de competências de leitura e de expansão de repertório linguísticodiscursivo- social em FLE. Para tanto, esse trabalho tem como referencial teórico a concepção bakhtiniana de linguagem, a perspectiva sociocognitiva de leitura e a pedagogia dos multiletramentos. Os resultados desta pesquisa indicam que a seleção de enunciados atuais, socio-historicamente situados, responsivos às necessidades linguístico-discursivas e aos interesses sociais do(a)s aprendizes juntamente com a elaboração de uma sequência didática, sensível às particularidades e necessidades contextuais do público para o qual se volta, se delineia como um recurso - e um percurso - pedagógico exequível e potencialmente viabilizador de um trabalho didaticopedagógico capaz de contemplar a linguagem em seus múltiplos modos de manifestação e significação. Abstract: The present work proposes the use of media discourse genres in the teaching of French as a foreign language (Français Langue Étrangère -FLE). Specifically, this research focuses on the use of the following discourse genres: news and reporting. The choice of these genres was motivated by the situated socio-historical nature that gives them meaning; the wide circulation of these statements in different social spheres; by the multimodality that constitutes them; the possibility of mobilizing the reading competence that learners presumably already have in their world repertoire for FFL learning; as well as for the dialogical relations that are established between the social facts portrayed in them and the socio-historical reality of the apprentices - social subjects - that make up contemporary society. The objective of this work is, therefore, to propose reading activities for the classroom that contemplate the verbal and visual languages in the teaching of FFL based on the use of the discursive genres of news and reporting aired on the French-speaking on these digital platforms: France24; Radio France Internationale (RFI); Radio Télévision Suisse (RTS) e Télévision France1 (TF1). The problem that motivated this research is linked to the scarcity of FLE teaching materials that include current, authentic statements, preserved in their entirety and capable of considering the multiple modes of manifestation of language. In this sense, this work is justified insofar as it can, based on the activities proposed therein, offer those involved in French as a foreign language classes - teachers and students - opportunities for situated learning, development and expansion of reading and writing skills and linguistic-discursive-social repertoire in FLL. This research therefore has the Bakhtinian conception of language as its theoretical reference. The results of this research indicate that the selection of current utterances, socio-historically situated, responsive to the linguistic-discursive needs and social interests of the learners, together with the elaboration of a didactic sequence, to the sensitive particularities and contextual needs of the public to which it turns, it is outlined as a feasible pedagogical resource - and path - that potentially enables a didactic-pedagogical work capable of contemplating language in its multiple modes of manifestation and meaning. |
Keywords: | Gêneros discursivos Linguagem e línguas - Estudo e ensino Mídia digital Multiletramento Língua francesa - Estudo e ensino |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6696 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Juliana Roberta Cruz Baptista.pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.