Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | A influência da leitura deleite na construção de um caminho para a formação do leitor |
Authors: | Soares, Ana Júlia, 2000- |
Abstract: | Resumo: A prática da leitura literária é fundamental para a formação e o desenvolvimento do indivíduo pois estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e amplia seu conhecimento sobre diversos assuntos, além de permitir que ele desenvolva a sua imaginação, a criatividade e o senso crítico. Entretanto, é notório que essa prática vem sendo utilizada em sala de aula, muitas vezes tão somente, como meio para desenvolver propostas de atividades que comtemplem a escrita (aprender regras gramaticais tradicionais) e o desenvolvimento de bons hábitos (de comportamento, de higiene etc.). Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a partir da trajetória literária como a leitura vem sendo trabalhada atualmente no Brasil e, a partir disso, como a leitura deleite pode se constituir como um caminho para a formação do leitor .Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar a trajetória literária brasileira; explicar o conceito de leitura deleite e leitura literária de forma a refletir sobre como ela vem sendo desenvolvida atualmente, evidenciando os aspectos que fazem com que a leitura deleite não seja uma prática recorrente; investigar possíveis práticas de leitura que podem ser utilizadas dentro e fora do ambiente institucional e que contribuem com a expansão da leitura deleite e, consequentemente, com a formação do leitor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, oportunizando a consulta a várias fontes de informação (livros, artigos, periódicos e documentos oficiais), que possibilitaram a análise dos dados sobre a trajetória da leitura literária em nosso país, com ênfase na modalidade leitura deleite. Ademais, a pesquisa abrange práticas e estratégias para o trabalho com a leitura que contribuem para despertar a atenção, a curiosidade e o gosto do leitor em formação. Resultados da pesquisa revelam que a formação do leitor ainda encontra diversos desafios, dentre eles a superação do uso da literatura somente como meio para a aprendizagem de conteúdos escolares. Espera-se assim que a pesquisa realizada possa contribuir com ensino da literatura na escola reconhecendo como as práticas de leitura literária e da leitura deleite podem influenciar na formação do leitor. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Leitura - Estudo e ensino Leitor - Formação Prática de leitura |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Ana Julia Soares.pdf | 513.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.