Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSoares, Ana Júlia, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T12:55:52Z-
dc.date.available2024-01-29T12:55:52Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A prática da leitura literária é fundamental para a formação e o desenvolvimento do indivíduo pois estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e amplia seu conhecimento sobre diversos assuntos, além de permitir que ele desenvolva a sua imaginação, a criatividade e o senso crítico. Entretanto, é notório que essa prática vem sendo utilizada em sala de aula, muitas vezes tão somente, como meio para desenvolver propostas de atividades que comtemplem a escrita (aprender regras gramaticais tradicionais) e o desenvolvimento de bons hábitos (de comportamento, de higiene etc.). Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a partir da trajetória literária como a leitura vem sendo trabalhada atualmente no Brasil e, a partir disso, como a leitura deleite pode se constituir como um caminho para a formação do leitor .Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar a trajetória literária brasileira; explicar o conceito de leitura deleite e leitura literária de forma a refletir sobre como ela vem sendo desenvolvida atualmente, evidenciando os aspectos que fazem com que a leitura deleite não seja uma prática recorrente; investigar possíveis práticas de leitura que podem ser utilizadas dentro e fora do ambiente institucional e que contribuem com a expansão da leitura deleite e, consequentemente, com a formação do leitor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, oportunizando a consulta a várias fontes de informação (livros, artigos, periódicos e documentos oficiais), que possibilitaram a análise dos dados sobre a trajetória da leitura literária em nosso país, com ênfase na modalidade leitura deleite. Ademais, a pesquisa abrange práticas e estratégias para o trabalho com a leitura que contribuem para despertar a atenção, a curiosidade e o gosto do leitor em formação. Resultados da pesquisa revelam que a formação do leitor ainda encontra diversos desafios, dentre eles a superação do uso da literatura somente como meio para a aprendizagem de conteúdos escolares. Espera-se assim que a pesquisa realizada possa contribuir com ensino da literatura na escola reconhecendo como as práticas de leitura literária e da leitura deleite podem influenciar na formação do leitor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T12:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Ana Julia Soares.pdf: 525664 bytes, checksum: 285bebddd511e359ec284fcb65384fab (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitor - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.titleA influência da leitura deleite na construção de um caminho para a formação do leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Ana Julia Soares.pdf513.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.