Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Ana Júlia, 2000- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T12:55:52Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T12:55:52Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6807 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A prática da leitura literária é fundamental para a formação e o desenvolvimento do indivíduo pois estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e amplia seu conhecimento sobre diversos assuntos, além de permitir que ele desenvolva a sua imaginação, a criatividade e o senso crítico. Entretanto, é notório que essa prática vem sendo utilizada em sala de aula, muitas vezes tão somente, como meio para desenvolver propostas de atividades que comtemplem a escrita (aprender regras gramaticais tradicionais) e o desenvolvimento de bons hábitos (de comportamento, de higiene etc.). Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a partir da trajetória literária como a leitura vem sendo trabalhada atualmente no Brasil e, a partir disso, como a leitura deleite pode se constituir como um caminho para a formação do leitor .Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: investigar a trajetória literária brasileira; explicar o conceito de leitura deleite e leitura literária de forma a refletir sobre como ela vem sendo desenvolvida atualmente, evidenciando os aspectos que fazem com que a leitura deleite não seja uma prática recorrente; investigar possíveis práticas de leitura que podem ser utilizadas dentro e fora do ambiente institucional e que contribuem com a expansão da leitura deleite e, consequentemente, com a formação do leitor. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, oportunizando a consulta a várias fontes de informação (livros, artigos, periódicos e documentos oficiais), que possibilitaram a análise dos dados sobre a trajetória da leitura literária em nosso país, com ênfase na modalidade leitura deleite. Ademais, a pesquisa abrange práticas e estratégias para o trabalho com a leitura que contribuem para despertar a atenção, a curiosidade e o gosto do leitor em formação. Resultados da pesquisa revelam que a formação do leitor ainda encontra diversos desafios, dentre eles a superação do uso da literatura somente como meio para a aprendizagem de conteúdos escolares. Espera-se assim que a pesquisa realizada possa contribuir com ensino da literatura na escola reconhecendo como as práticas de leitura literária e da leitura deleite podem influenciar na formação do leitor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-29T12:55:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Ana Julia Soares.pdf: 525664 bytes, checksum: 285bebddd511e359ec284fcb65384fab (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitor - Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.title | A influência da leitura deleite na construção de um caminho para a formação do leitor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Ana Julia Soares.pdf | 513.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.