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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6818
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Impacto da ausência paterna no desenvolvimento social de crianças e adolescentes |
Authors: | Campos, Larissa dos Santos Ferreira, 2002- |
Abstract: | Resumo: Buscamos, por meio deste estudo, analisar os fatores que causam a ausência paterna e as consequências desse processo no desenvolvimento socioemocional do indivíduo devido ao afastamento e/ou ao rompimento do vínculo entre pais e filhos. Como metodologia, foi realizada uma revisão de literatura a fim de colher dados para realização deste trabalho. Os textos foram escolhidos de acordo com o tema e, posteriormente, foram realizadas problematizações sobre os dados colhidos. Neste percurso, para o entendimento das raízes do "abandono paterno", fez-se uma recapitulação da sociedade do século XIX e XX. Aprendeu-se que a sociedade se moldou centralmente pelo sistema patriarcal. Assim, o homem era representado como provedor e protetor do lar, ao passo que a mulher se responsabilizava sozinha pelo trabalho doméstico e pelos cuidados dos filhos. Nesses termos, cabia a ela e às crianças/adolescentes (filhos do casal) obedecer ao "chefe da família". Devido a esse modelo de sociedade e de instituição familiar, o homem isentava-se dos cuidados diários dos filhos e, muitas vezes, não demonstrava relações de afeto. Trata-se de uma cultura machista que instituiu papéis de gênero, penalizando inclusive a demonstração de sentimentos por parte dos homens, tidos como fracos ou sentimentais. Por mais que essas relações tenham mudado ao longo da história diante das lutas feministas, ainda se tem um resquício desse modelo de pai antigo, tradicional e machista. Esse cenário contribuiu também para criar uma cultura de abandono paterno-filial, posto que, naquela época (século XIX e XX), os homens não eram penalizados judicialmente pelo abandono. Com essa cultura, muitas crianças cresceram - e ainda crescem - sem a presença física ou afetiva do pai, causando diversas consequências, como interferências no desenvolvimento psicológico e cognitivo, dificuldades no reconhecimento de limites e de regras sociais, baixa autoestima, além de sentimento de culpa, tristeza, melancolia, agressividade e violência. Abstract: Through this study, we seek to analyze the factors that cause paternal absence and the consequences of this process on the individual's socio-emotional development due to the separation and/or disruption of the bond between fathers and children. For its construction, a literature review was carried out in order to collect data to carry out this Undergraduate Work. The texts were chosen according to the theme and later problematizations were carried out based on the data collected. Along this path, in order to understand the roots of "paternal abandonment", a recapitulation of 19th and 20th century society was made. It was understood that society was centrally shaped by the patriarchal system. Thus, the man was represented as the provider and protector of the home, while the woman was alone responsible for domestic work and childcare. In these terms, it was up to her and the children/adolescents (children of the couple) to obey the "head of the family". Due to this model of society and family institution, men were exempt from daily care for their children and often did not demonstrate affectionate relationships. It is a sexist culture that has established gender roles, even penalizing the display of feelings by men, such as weak or sentimental. As much as these relationships have changed throughout history and in the face of feminist struggles, there is still a remnant of this old, traditional and sexist father model. This scenario also contributed to creating a culture of paternal-filial abandonment, since at that time (19th and 20th centuries) men were not legally penalized for abandonment. With this culture, many children grew up - and still grow up - without the presence of their father, whether physical or emotional, causing various consequences such as interference with psychological and cognitive development, difficulties in recognizing limits and social rules, low self-esteem, feelings of guilt, sadness, melancholy, aggressiveness and violence are also highlighted in studies. |
Keywords: | Abandono afetivo Pai ausente Pai e filho |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6818 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Serviço Social - Trabalhos de Graduação |
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