Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorRomeiro, Isabelle Camile Lins, 2002-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Fernanda Rodrigues Seixas de, 2002-pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-31T18:26:24Z-
dc.date.available2024-01-31T18:26:24Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A alfabetização é um processo essencial para progresso educacional das crianças, no qual é possível desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e comunicação, promovendo ainda a aprendizagem das funções sociais da escrita e da leitura, um processo desafiador para estudantes e professores. Na Era Digital vivenciada atualmente, com o crescente uso das novas tecnologias nos mais diversos setores da sociedade, no qual a escola também está incluída, esse desafio se amplia. Nesse sentido, o presente trabalho visa compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento dos alunos a partir de estudos da teoria construtivista desenvolvidos inicialmente por Piaget e interpretados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e outros autores, além disso, discutir as possibilidades de uso dos recursos digitais como ferramentas pedagógicas para os educadores e educandos durante os referidos processos. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com a busca a várias fontes de informação: livros, artigos científicos, periódicos e documentos oficiais, os quais nortearam a pesquisa. Procedeu-se a um resgate histórico do processo da alfabetização no Brasil; uma caracterização dos diferentes métodos de alfabetização; o estudo das novas formas de conceber a alfabetização a partir da teoria construtivista; as metodologias ativas e o uso dos recursos digitais no processo de alfabetização e letramento. Resultados obtidos destacam que os recursos digitais trazem benefícios para esses processos, pois auxiliam as crianças a explorarem a escrita e a leitura de forma lúdica, criativa e atrativa; permitem o contato e a interação com ferramentas diversificadas por meio de jogos e brincadeiras. O estudo mostrou também que o uso dessas ferramentas requer a formação de professores capazes de operar com diferentes suportes tecnológicos e apoio das políticas públicas na viabilização dos subsídios necessários à democratização de acesso e uso de variados recursos tecnológicos. A pesquisa realizada indicou que os recursos digitais, oferecem possibilidades na elaboração de materiais atraentes e interativos os quais podem auxiliar a aprendizagem durante o percurso da alfabetização e do letramento, entretanto, há poucas pesquisas sobre a temática havendo dificuldades em encontrar materiais integralmente voltados para essa fase educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-31T18:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Isabelle Camile Lins Romeiro e Maria Fernanda Rodrigues Seixas de Almeida.pdf: 11328810 bytes, checksum: 624deb7d485660f8e7716ea022802d01 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (77 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titleRecursos digitais como ferramenta no processo de alfabetização e letramento : usos e práticas pedagógicas.pt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherRêgo, José Maurício Cardoso do, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.