Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Romeiro, Isabelle Camile Lins, 2002- | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Fernanda Rodrigues Seixas de, 2002- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T18:26:24Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T18:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A alfabetização é um processo essencial para progresso educacional das crianças, no qual é possível desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e comunicação, promovendo ainda a aprendizagem das funções sociais da escrita e da leitura, um processo desafiador para estudantes e professores. Na Era Digital vivenciada atualmente, com o crescente uso das novas tecnologias nos mais diversos setores da sociedade, no qual a escola também está incluída, esse desafio se amplia. Nesse sentido, o presente trabalho visa compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento dos alunos a partir de estudos da teoria construtivista desenvolvidos inicialmente por Piaget e interpretados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e outros autores, além disso, discutir as possibilidades de uso dos recursos digitais como ferramentas pedagógicas para os educadores e educandos durante os referidos processos. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com a busca a várias fontes de informação: livros, artigos científicos, periódicos e documentos oficiais, os quais nortearam a pesquisa. Procedeu-se a um resgate histórico do processo da alfabetização no Brasil; uma caracterização dos diferentes métodos de alfabetização; o estudo das novas formas de conceber a alfabetização a partir da teoria construtivista; as metodologias ativas e o uso dos recursos digitais no processo de alfabetização e letramento. Resultados obtidos destacam que os recursos digitais trazem benefícios para esses processos, pois auxiliam as crianças a explorarem a escrita e a leitura de forma lúdica, criativa e atrativa; permitem o contato e a interação com ferramentas diversificadas por meio de jogos e brincadeiras. O estudo mostrou também que o uso dessas ferramentas requer a formação de professores capazes de operar com diferentes suportes tecnológicos e apoio das políticas públicas na viabilização dos subsídios necessários à democratização de acesso e uso de variados recursos tecnológicos. A pesquisa realizada indicou que os recursos digitais, oferecem possibilidades na elaboração de materiais atraentes e interativos os quais podem auxiliar a aprendizagem durante o percurso da alfabetização e do letramento, entretanto, há poucas pesquisas sobre a temática havendo dificuldades em encontrar materiais integralmente voltados para essa fase educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-31T18:26:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Isabelle Camile Lins Romeiro e Maria Fernanda Rodrigues Seixas de Almeida.pdf: 11328810 bytes, checksum: 624deb7d485660f8e7716ea022802d01 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (77 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.title | Recursos digitais como ferramenta no processo de alfabetização e letramento : usos e práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rêgo, José Maurício Cardoso do, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Isabelle Camile Lins Romeiro e Maria Fernanda Rodrigues Seixas de Almeida.pdf | 11.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.