Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Recursos digitais como ferramenta no processo de alfabetização e letramento : usos e práticas pedagógicas. |
Authors: | Romeiro, Isabelle Camile Lins, 2002- Almeida, Maria Fernanda Rodrigues Seixas de, 2002- |
Abstract: | Resumo: A alfabetização é um processo essencial para progresso educacional das crianças, no qual é possível desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e comunicação, promovendo ainda a aprendizagem das funções sociais da escrita e da leitura, um processo desafiador para estudantes e professores. Na Era Digital vivenciada atualmente, com o crescente uso das novas tecnologias nos mais diversos setores da sociedade, no qual a escola também está incluída, esse desafio se amplia. Nesse sentido, o presente trabalho visa compreender como ocorre o processo de alfabetização e letramento dos alunos a partir de estudos da teoria construtivista desenvolvidos inicialmente por Piaget e interpretados por Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e outros autores, além disso, discutir as possibilidades de uso dos recursos digitais como ferramentas pedagógicas para os educadores e educandos durante os referidos processos. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com a busca a várias fontes de informação: livros, artigos científicos, periódicos e documentos oficiais, os quais nortearam a pesquisa. Procedeu-se a um resgate histórico do processo da alfabetização no Brasil; uma caracterização dos diferentes métodos de alfabetização; o estudo das novas formas de conceber a alfabetização a partir da teoria construtivista; as metodologias ativas e o uso dos recursos digitais no processo de alfabetização e letramento. Resultados obtidos destacam que os recursos digitais trazem benefícios para esses processos, pois auxiliam as crianças a explorarem a escrita e a leitura de forma lúdica, criativa e atrativa; permitem o contato e a interação com ferramentas diversificadas por meio de jogos e brincadeiras. O estudo mostrou também que o uso dessas ferramentas requer a formação de professores capazes de operar com diferentes suportes tecnológicos e apoio das políticas públicas na viabilização dos subsídios necessários à democratização de acesso e uso de variados recursos tecnológicos. A pesquisa realizada indicou que os recursos digitais, oferecem possibilidades na elaboração de materiais atraentes e interativos os quais podem auxiliar a aprendizagem durante o percurso da alfabetização e do letramento, entretanto, há poucas pesquisas sobre a temática havendo dificuldades em encontrar materiais integralmente voltados para essa fase educacional. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Construtivismo (Educação) Tecnologia educacional Inovações educacionais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6820 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Isabelle Camile Lins Romeiro e Maria Fernanda Rodrigues Seixas de Almeida.pdf | 11.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.