Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | O uso de atividades lúdicas como estratégia pedagógica no Processo de alfabetização |
Authors: | Castro, Pietra Motta de, 2001- |
Abstract: | Resumo: No presente trabalho buscou-se analisar a importância da presença da ludicidade no processo de alfabetização. Ao refletir sobre a forma como esse processo vêm ocorrendo nas escolas, nota-se que algumas práticas mecanicistas (cópias, ditados, cartilhas etc.), frequentemente utilizadas, provocam o desinteresse dos alunos para aprender e frustração nos professores quando não há aprendizagem. Para que haja superação de tais práticas, o uso da ludicidade como estratégia pedagógica tem se mostrado positivo para auxiliar nos processos de alfabetização e de letramento. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi: investigar se as atividades lúdicas auxiliam no referido processo, refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização no Brasil, a partir de uma análise dos métodos já utilizados e investigar a didática proposta para alfabetizar atualmente. Ademais, buscou-se compreender o que são os jogos, brinquedos e brincadeiras e como as instituições educacionais têm concebido o uso destes na alfabetização de seus alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo baseada nas obras que tratam do tema em questão, as quais ofereceram subsídios para a revisão de literatura e também em textos selecionados no Google Acadêmico e SciELO, na sequência iniciou-se a leitura e fichamento das obras e dos textos mais relevantes, procedendo-se posteriormente, à análise de dados coletados e a escrita da monografia. Com o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se os seguintes resultados: melhor compreensão sobre a importância da presença da ludicidade nas atividades a serem desenvolvidas no processo de alfabetização e os desafios e oportunidades para aprender. Fundamentando-se em pesquisas nesta área de conhecimento e em reflexões sobre a importância de incluir no currículo novas práticas que despertem o interesse dos alunos e incentivem positivamente o trabalho do professor, considera-se que o uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização pode se constituir numa base sólida que favorece de maneira significativa a ambos os processos. Abstract: Não possui. |
Keywords: | Alfabetização Ludicidade Aprendizagem |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Pietra Motta de Castro.pdf | 11.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.