Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Pietra Motta de, 2001- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T18:33:43Z | - |
dc.date.available | 2024-01-31T18:33:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6821 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: No presente trabalho buscou-se analisar a importância da presença da ludicidade no processo de alfabetização. Ao refletir sobre a forma como esse processo vêm ocorrendo nas escolas, nota-se que algumas práticas mecanicistas (cópias, ditados, cartilhas etc.), frequentemente utilizadas, provocam o desinteresse dos alunos para aprender e frustração nos professores quando não há aprendizagem. Para que haja superação de tais práticas, o uso da ludicidade como estratégia pedagógica tem se mostrado positivo para auxiliar nos processos de alfabetização e de letramento. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi: investigar se as atividades lúdicas auxiliam no referido processo, refletir sobre a trajetória histórica da alfabetização no Brasil, a partir de uma análise dos métodos já utilizados e investigar a didática proposta para alfabetizar atualmente. Ademais, buscou-se compreender o que são os jogos, brinquedos e brincadeiras e como as instituições educacionais têm concebido o uso destes na alfabetização de seus alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo baseada nas obras que tratam do tema em questão, as quais ofereceram subsídios para a revisão de literatura e também em textos selecionados no Google Acadêmico e SciELO, na sequência iniciou-se a leitura e fichamento das obras e dos textos mais relevantes, procedendo-se posteriormente, à análise de dados coletados e a escrita da monografia. Com o desenvolvimento da pesquisa, obteve-se os seguintes resultados: melhor compreensão sobre a importância da presença da ludicidade nas atividades a serem desenvolvidas no processo de alfabetização e os desafios e oportunidades para aprender. Fundamentando-se em pesquisas nesta área de conhecimento e em reflexões sobre a importância de incluir no currículo novas práticas que despertem o interesse dos alunos e incentivem positivamente o trabalho do professor, considera-se que o uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização pode se constituir numa base sólida que favorece de maneira significativa a ambos os processos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-31T18:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Pietra Motta de Castro.pdf: 11864540 bytes, checksum: 7ac538e2f651c1a3e52ba75fd1e73616 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (50 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso de atividades lúdicas como estratégia pedagógica no Processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Pietra Motta de Castro.pdf | 11.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.