Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6830
metadata.dc.type: | Artigo (Trabalho de Graduação) |
Title: | Ensino de oralidade a partir do gênero podcast no 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio |
Authors: | Rangel, Samuel Diego Antônio, 2002- |
Abstract: | Resumo: Este estudo aborda a centralidade da oralidade na linguística e na educação, destacando a distinção entre oralidade primária e secundária, bem como sua complexa relação com a escrita. Busca-se destacar a importância da oralidade na formação de cidadãos competentes na comunicação, especialmente no contexto educacional, evidenciando a negligência da prática oral na escola regular e a tendência do sistema educacional em enfatizar desproporcionalmente a modalidade escrita, resultando em desafios significativos para os alunos. Os objetivos incluem explorar estratégias e práticas relacionadas ao ensino da oralidade, analisar o podcast como ferramenta inovadora no ensino de gêneros orais, destacando sua adaptação à era digital e seu papel na promoção da autonomia dos alunos. Ademais, objetiva abordar o conceito de sequência didática e sua importância no ensino de expressão oral e escrita, ressaltando como essa estrutura pode ser fundamental para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica, baseada, principalmente em: DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY; (2004); ANTUNES (2003) e CARDOSO (2021) Abstract: This study addresses the centrality of orality in linguistics and education, highlighting the distinction between primary and secondary orality, as well as its complex 2 relationship with writing. The importance of orality in shaping competent communicators, particularly in the educational context, is emphasized. The study brings attention to the neglect of oral practice in regular schools and the educational system's tendency to disproportionately emphasize written modes, leading to significant challenges for students. Objectives include exploring strategies and practices related to oral teaching, analyzing podcasts as an innovative tool for teaching oral genres, highlighting their adaptation to the digital era, and their role in promoting student autonomy. Additionally, the study aims to discuss the concept of didactic sequence and its importance in teaching oral and written expression, underscoring how this structure can be fundamental for the development of students' skills. The methodology employed is literature review, primarily relying on works by DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004), ANTUNES (2003), and CARDOSO (2021). |
Keywords: | Podcast Oralidade Linguística Gênero oral Mídias sociais |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6830 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Letras - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Artigo TG Samuel Diego Antonio Rangel.pdf | 265.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.