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dc.contributor.advisorCâmara Neto, Isnard de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorKumagae, Maria Eduarda Alvarenga da Silva, 2001-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T12:18:48Z-
dc.date.available2024-02-06T12:18:48Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6835-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Isnard de Albuquerque Câmara Netopt_BR
dc.descriptionArtigo (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo estudar e compreender como era o ensino de história e sua trajetória no Brasil para que pudéssemos fazer uma pequena linha do tempo e comparar como a censura estabelecida no período civil-militar impediu os professores de História de exercerem sua atividade profissional com autonomia, o que afetou no ambiente escolar, quais foram as mudanças geradas pela censura e, por fim, analisar como foi a retomada da educação básica de História de forma individual e autônoma, junto com as consequências a curto e longo prazo na educação brasileira e na sociedade do país. Este trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de teses sobre o período ditatorial e livros didáticos da época e atuais, visando um maior entendimento das consequências e esclarecimento dos fatos. Como resultados, pode-se destacar que a censura e o autoritarismo vigentes no período foram um modo de procurar extinguir os estudos sociais, objetivando reduzir o universo de cidadãos pensantes, obtendo-se, assim, maior facilidade de doutrinação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research aims to study and understand the history of history teaching and its trajectory in Brazil. We seek to create a brief timeline to compare how the censorship established during the civil-military period prevented History teachers from exercising their professional activities autonomously, impacting the school environment. We also examine the changes generated by censorship and, finally, analyze how the resumption of basic History education occurred individually and autonomously. This includes short and long-term consequences on Brazilian education and society. This work was developed through the study of theses on the dictatorial period, as well as textbooks from that time and current ones, aiming for a better understanding of the consequences and clarification of events. Results highlight that censorship and authoritarianism during that period aimed to suppress social studies, intending to narrow the realm of thinking citizens, thus facilitating indoctrination.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T12:18:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo TG Maria Eduarda Alvarenga da Silva Kumagae.pdf: 633252 bytes, checksum: adf629cd0ef7e997293732770e893383 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (21 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasil - História - 1964-1985pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleHistória do ensino de História : o ensino básico de História no período pré e após a Ditadura Civil-Militar Brasileira de 1964-1985pt_BR
dc.typeArtigo (Trabalho de Graduação)pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Silvio Luiz da, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

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