Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6837
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Silvio Luiz da, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Hernandes, Laura de Almeida Acedo, 2001- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T12:34:20Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06T12:34:20Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6837 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Silvio Luiz da Costa | pt_BR |
dc.description | Artigo (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O ensino de História é significativo na formação dos jovens discentes acadêmica e socialmente. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo refletir as modificações ocorridas no âmbito da disciplina História no Brasil nos últimos cinquenta anos, contextualizando tensões, avanços e retrocessos se tomarmos como ponto de chegada a constituição de um ensino democrático e democratizante. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que privilegiou dissertações acadêmicas, artigos de revistas especializadas e livros, onde foram levantados dados sobre as legislações, metodologias e ideais que regiam o ensino de História nos diferentes momentos pelos quais passou o país desde a ditadura civil-militar, passando pela redemocratização, até a atualidade. Entre os resultados observou-se que na ditadura civil-militar essa disciplina foi descaracterizada e esvaziada de sentido, a medida em que foi utilizada para propagar as ideias do regime. Todavia, no período seguinte, meados dos anos 1980 até a segunda década do século XXI, houve movimentos que levaram a uma renovação e consequente avanço do pensamento histórico, com mudanças em temáticas estudadas e metodologias utilizadas. Na última década, com novas reformas na educação, retrocessos ocorreram, os quais buscaram desvalorizar a disciplina de História. Em um processo tenso e dinâmico, as perspectivas de mudança vêm acompanhadas de muitas resistências. Conclui-se que a História é um constante campo de luta no qual é preciso constantemente defender um ideal de formação de consciência histórica e um ensino integral dos estudantes | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: History teaching is significant in the training of young students academically and socially. In this sense, this study aims to reflect the changes that have occurred within the discipline of History in Brazil over the last fifty years, contextualizing tensions, advances and setbacks if we take the constitution of a democratic and democratizing education as the end point. This is a bibliographical research that focused on academic dissertations, articles from specialized magazines and books, where data was collected on the legislation, methodologies and ideals that governed the teaching of History in the different moments the country has experienced since the civil-military dictatorship. , through redemocratization, to the present day. Among the results, it was observed that in the civil-military dictatorship this discipline was mischaracterized and emptied of meaning, as it was used to propagate the regime's ideas. However, in the following period, from the mid-1980s to the second decade of the 21st century, there were movements that led to a renewal and consequent advancement of historical thought, with changes in the themes studied and methodologies used. In the last decade, with new reforms in education, setbacks occurred, which sought to devalue the discipline of History. In a tense and dynamic process, the prospects for change are accompanied by much resistance. It is concluded that History is a constant field of struggle in which it is necessary to constantly defend an ideal of formation of historical consciousness and comprehensive teaching of students.. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-06T12:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo TG Laura de Almeida Acedo Hernandes.pdf: 196469 bytes, checksum: 5961b566e6d6870d9dbfb3e47369f8e3 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (14 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Brasil - História - 1964-1985 | pt_BR |
dc.subject | Redemocratização | pt_BR |
dc.title | Tensões, avanços e retrocessos do Ensino de História no Brasil nos últimos cinquenta anos | pt_BR |
dc.type | Artigo (Trabalho de Graduação) | pt_BR |
dc.contributor.other | Ribeiro, Suzana Lopes Salgado | pt_BR |
dc.contributor.other | Abdala, Rachel Duarte, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | História - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Artigo TG Laura de Almeida Acedo Hernandes.pdf | 191.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.