Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6838
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Calil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sobral, Luana Corrêa Rodrigues, 2002- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-07T11:35:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-07T11:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6838 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O ingresso na docência é um período marcado por desafios, dilemas e descobertas, entre o que é esperado da carreira e o que realmente é encontrado, são muitas expectativas com o término da formação inicial e o início da vida profissional. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, esse processo foi ainda mais desafiador, pois, aqueles que estavam iniciando na docência tiveram que se adaptar, além da realidade como profissionais, às tecnologias. Esse estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência mediada pela tecnologia e inovação de professores iniciantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que para a coleta de dados, recorreu ao questionário e entrevistas realizadas com seis docentes, sendo cinco dos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma da Educação Infantil. A literatura revela as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua inserção e indução profissional, muitas vezes de forma desestruturada; apontam também, para a falta de políticas públicas que olhem para o início da carreira docente. O choque com a realidade enfrentado pelo iniciante pode afetar a identidade do docente, se tornando um momento decisivo para a permanência ou saída da profissão, entretanto, esse período traz também realizações. Outro ponto são os desafios da adaptação de professores iniciantes no período pandêmico, no desenvolvimento de relações a distância, além das questões pedagógicas e o uso dos recursos tecnológicos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola, durante a pandemia, revelando os benefícios e as desvantagens desse recurso. As participantes da pesquisa revelaram as dificuldades das docentes iniciantes durante a pandemia e sua adaptação para o uso das novas tecnologias, para o desenvolvimento de relações e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Algumas puderam contar com o apoio de colegas e da gestão, outras tiveram que procurar saídas, para adaptarem-se à pandemia, por iniciativa própria. Os dados revelam o engajamento das professoras iniciantes na busca de suas melhores performances, algumas com mais facilidade por já dominarem as tecnologias e outras com mais esforço. Todas revelaram que foi um período de muito aprendizado. A pesquisa revelou mais uma vez a falta de apoio ao iniciante e a necessidade urgente de políticas públicas para a atração e permanência na carreira desses novos profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-07T11:35:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Luana Correa Rodrigues Sobral.pdf: 644710 bytes, checksum: 091b36c06746ed4f721b6a6cd839280c (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online ( 61f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.title | O ingresso profissional durante a pandemia na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental : descobertas e desafios | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Eugenio, Cesar Augusto, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Costa, Cleusa Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Pedagogia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Luana Correa Rodrigues Sobral.pdf | 629.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.