Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSobral, Luana Corrêa Rodrigues, 2002-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-07T11:35:24Z-
dc.date.available2024-02-07T11:35:24Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6838-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O ingresso na docência é um período marcado por desafios, dilemas e descobertas, entre o que é esperado da carreira e o que realmente é encontrado, são muitas expectativas com o término da formação inicial e o início da vida profissional. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, esse processo foi ainda mais desafiador, pois, aqueles que estavam iniciando na docência tiveram que se adaptar, além da realidade como profissionais, às tecnologias. Esse estudo tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência mediada pela tecnologia e inovação de professores iniciantes na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que para a coleta de dados, recorreu ao questionário e entrevistas realizadas com seis docentes, sendo cinco dos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma da Educação Infantil. A literatura revela as dificuldades enfrentadas pelos professores na sua inserção e indução profissional, muitas vezes de forma desestruturada; apontam também, para a falta de políticas públicas que olhem para o início da carreira docente. O choque com a realidade enfrentado pelo iniciante pode afetar a identidade do docente, se tornando um momento decisivo para a permanência ou saída da profissão, entretanto, esse período traz também realizações. Outro ponto são os desafios da adaptação de professores iniciantes no período pandêmico, no desenvolvimento de relações a distância, além das questões pedagógicas e o uso dos recursos tecnológicos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola, durante a pandemia, revelando os benefícios e as desvantagens desse recurso. As participantes da pesquisa revelaram as dificuldades das docentes iniciantes durante a pandemia e sua adaptação para o uso das novas tecnologias, para o desenvolvimento de relações e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Algumas puderam contar com o apoio de colegas e da gestão, outras tiveram que procurar saídas, para adaptarem-se à pandemia, por iniciativa própria. Os dados revelam o engajamento das professoras iniciantes na busca de suas melhores performances, algumas com mais facilidade por já dominarem as tecnologias e outras com mais esforço. Todas revelaram que foi um período de muito aprendizado. A pesquisa revelou mais uma vez a falta de apoio ao iniciante e a necessidade urgente de políticas públicas para a atração e permanência na carreira desses novos profissionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T11:35:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Luana Correa Rodrigues Sobral.pdf: 644710 bytes, checksum: 091b36c06746ed4f721b6a6cd839280c (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online ( 61f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleO ingresso profissional durante a pandemia na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental : descobertas e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherEugenio, Cesar Augusto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Luana Correa Rodrigues Sobral.pdf629.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.