Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Câmara Neto, Isnard de Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Brenda Nicoly de, 2002- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T16:16:26Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T16:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6839 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto. | pt_BR |
dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O estudo presente visa a compreensão e a análise da produção artística de Amácio Mazzaropi, e a representação do caipira em face da modernidade, diante do período de euforia ao qual o Brasil presenciava pela ideologia desenvolvimentista, na década de 1950. O caipira de Mazzaropi, desempenha um papel significativo no contexto da indústria cultural brasileira, revelando as contradições subjacentes ao projeto de modernização nacional, traduzindo um imaginário que persistia em emergir, apesar dos padrões de brasilidade que foram cuidadosamente construídos desde o período do Estado Novo. Por isso, buscou-se compreender o cinema de Mazzaropi, frente aos processos de transformações econômicas, sociais, políticas e culturais sofridas pelo Brasil no contexto de suas produções, buscando abranger as relações simbólicas existentes entre tais transformações e a personagem. Foram analisados dois filmes de Mazzaropi: Sai da Frente e Jeca Tatu, sendo os dois filmes correspondentes a uma faceta entre o crescente processo de modernização, perante a inserção da realidade de um Brasil rural nos debates referentes aos projetos nacionais, e entre o caipira e a dicotomia entre o rural e o urbano. A partir da análise desses filmes, é possível identificar a cultura popular neles retratada, apesar de apresentar uma notável ambiguidade, quando se alterna em diferentes momentos entre a submissão aos valores predominantes e às normas aplicáveis, e a revolta contra esses mesmos princípios. Quanto à metodologia empregada, a pesquisa se concentrou em uma revisão bibliográfica, perante a contextualização temporal das obras Sai da Frente e Jeca Tatu, isto é, no período de predominância da política e da ideologia desenvolvimentista. Assim, o caipira de Mazzaropi representa uma fonte rica de material que encapsula uma visão do Brasil que, simultaneamente, ratifica a consolidação do processo de modernização e industrialização nas cidades em crescimento, ao mesmo tempo em que revela as contradições inerentes a esse projeto. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Não possui. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-08T16:16:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Brenda Nicoly de Souza.pdf: 742770 bytes, checksum: 6a922894ce98dc48f8b5a324bc0447c4 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (73 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Caipira | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Mazzaropi, Amácio 1912-1981 | pt_BR |
dc.title | O Jeca Tatu entra em cena : símbolos da modernidade e as representações do caipira no cinema de Mazzaropi na década de 1950 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Graduação | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Moacir José dos, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Abdala, Rachel Duarte, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letras | pt_BR |
Appears in Collections: | História - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
TG Brenda Nicoly de Souza.pdf | 725.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.