Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Liliane Bordignon dept_BR
dc.contributor.authorCintra, Cynthia Esper Corrêa, 1965-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T23:55:44Z-
dc.date.available2024-02-23T23:55:44Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6855-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de Souzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho analisa experiências docentes no Ensino Médio no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência na escola, sob a perspectiva da interseccionalidade. As lacunas presentes no funcionamento e atendimento aos alunos público-alvo da educação especial-inclusiva são evidentes para quem trabalha na educação básica. Esta pesquisa tem como objetivo justamente investigar os desafios enfrentados pelos professores de uma escola de ensino médio na Serra da Mantiqueira no movimento de promoção da inclusão de pessoas com deficiência, na intenção de contribuir para a compreensão do problema abordado e para a construção de ações pedagógicas inclusivas. Foi, portanto, analisado como os docentes têm construído experiências pedagógicas envolvendo pessoas com deficiência, notadamente destacando temáticas como preconceito e exclusão referentes a outros marcadores sociais da diferença. A pesquisa é de abordagem qualitativa, envolvendo levantamento bibliográfico, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com 10 professores que atuam no Ensino Médio. A formação de professores foi abordada acompanhando análises em Tardif, J. Shulman e L. Shulman: já no que concerne ao tema educação especial- inclusiva, buscou-se apoio em Mantoan e Magalhães, e no que se relaciona ao desenvolvimento humano foi buscado apoio em Lev Vigotski. Os dados foram interpretados a partir da análise de conteúdo sugerida por Maria Laura Franco. A pesquisa revela que os professores entrevistados reconhecem suas limitações na promoção de uma Educação Especial-Inclusiva, acreditam que as práticas e as trocas de informação e experiências com seus pares são o principal recurso que possuem, o que de certa forma é muito positivo no âmbito escolar. No entanto, demonstram falta de formações continuadas direcionadas à temática, ofertadas pela rede de ensino e falta de apoio da gestão escolar. Muitos deles buscaram outras fontes de conhecimento fora da escola para obter maiores informações a respeito do processo de inclusão e da educação especial-inclusiva. A pesquisa também deu origem a uma proposta formativa voltada ao corpo docente da referida escola, que propõe a construção de ações de formação relacionadas à inclusão e à diversidade social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work analized teaching experiences in High School with regard to the inclusion of students with disabilities at school under the intersectionality perspective. The gaps present in the operation and service to students, the target audience of inclusive education, are evident for those who work in basic education. This research aims to investigate the challenges faced by teachers at a high school in Serra da Mantiqueira to promote the inclusion of people with disabilities, contributing and understanding the approached problem and to construct positive inclusive actions. Therefore, it was examined how teachers have been constructing pedagogical experiences involving disabled people and not letting thematic as prejudice and exclusion referring to other social markers of difference aside. The research has a qualitative approach, involving a bibliographical survey, a quiz and semi-structured interviews with 10 high school teachers. The teacher training was approached following Tardif, J. Shulman and L.Shulman with regard to inclusion special education sought support in E. Mantoan and L. Magalhães and in what relate to human development was searched in Lev Vigotski. The data will be interpreted from the content analysis suggested by Maria Laura Franco. This research discloses that the inerviewed teachers acknowledge their own limitations in the promotion of a inclusion special education, they believe that the practices, information exchanges and pairs experiences are the main resource they have, what somehow is really positive in the school sphere. However, they show lack of continuated information directed to the theme, given by the educational network and lack of support from the school management. Many of them seek others knowledge sources outside school to obtain bigger information about the inclusion process and the inclusion special education. This research also gave birth to a training proposal aimed to faculty of the mentioned school, that proposes a training action construction related to inclusion and social diversity.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-23T23:55:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Cynthia Esper Correa Cintra.pdf: 1014725 bytes, checksum: d6aa877f048c5f29ca46b1e96a384c84 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (118 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEducação especial-inclusiva no Ensino Médio : análise das percepções de docentes de uma escola do Vale do Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Patrícia Cristina Albieri dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Cynthia Esper Correa Cintra.pdf990.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.