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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Do feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio |
Authors: | Magalhães, Emiliana Angela, 1982- |
Abstract: | Resumo: O presente trabalho trata do letramento literário e do letramento digital, mais especificamente a partir do diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia no Ensino Médio. A pesquisa foi motivada por alguns problemas persistentes no trabalho com a poesia nas escolas, tais como: a utilização do gênero poético como um suporte para a análise gramatical; a dificuldade que os alunos relatam em compreender textos poéticos; a pouca prática de leitura do gênero e a escassez de materiais para o trabalho com literatura e mídias digitais. À vista disto, os alunos demonstram, constantemente, pouco apreço pelo gênero poético, entretanto são apreciadores de instapoesias no universo digital. Nessa perspectiva, a pesquisa tem por objetivo propor a construção de um diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia nas aulas de Literatura a fim de contribuir com a formação da competência leitora literária dos estudantes do Ensino Médio. A fundamentação teórica se baseia nas concepções de linguagem, assim como nas abordagens sobre tecnologia, práticas digitais de leitura,
letramento literário e digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo seguida de uma proposta acerca de um problema no trabalho com o gênero poético no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que a instapoesia poderá aproximar os jovens ao universo dos textos poéticos contribuindo, assim, na promoção do letramento literário bem como no desenvolvimento do letramento digital. Desta forma, baseado na análise de dados, conclui-se que os objetivos foram alcançados e a proposta apresentada poderá orientar docentes do Ensino Médio ao que se refere à leitura de poesias em sala de aula. Abstract: This work takes up literary literacy and digital literacy, more specifically from the dialogue between traditional poetry and instapoetry in high school. The research was prompted by some persistent problems in working with poetry in schools, such as: the use of the poetic genre as a support for grammatical analysis; the difficulty that students report in catching on poetic texts; the little practice of reading the genre and the lack of materials for working with literature and digital media. Therefore, students constantly show little appreciation for the poetic genre; however they are fond of instapoetry in the digital universe. In this perspective, the research aims to propose the construction of a dialogue between traditional poetry and instapoetry in Literature classes in order to contribute to the formation of literary reading competence of high school students. The theoretical foundation is based on language conceptions, as well as the approaches on technology, digital reading practices, literary and digital literacy. Methodologically, this is a qualitative research followed by a proposal about a problem in working with the poetic genre in high school. Data analysis showed that instapoetry can bring young people closer to the universe of poetic texts, contributing, this way, to the promotion of literary literacy as well as the development of digital literacy. In this way, based on data analysis, it is concluded that the objectives were achieved and the proposal presented will be able to guide high school teachers in relation to the reading poetry in classroom. |
Keywords: | Letramento literário Letramento digital Poesia Instagram (Rede social on-line) - Poesia |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
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