Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Emiliana Angela, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T12:29:04Z-
dc.date.available2024-02-26T12:29:04Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6860-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata do letramento literário e do letramento digital, mais especificamente a partir do diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia no Ensino Médio. A pesquisa foi motivada por alguns problemas persistentes no trabalho com a poesia nas escolas, tais como: a utilização do gênero poético como um suporte para a análise gramatical; a dificuldade que os alunos relatam em compreender textos poéticos; a pouca prática de leitura do gênero e a escassez de materiais para o trabalho com literatura e mídias digitais. À vista disto, os alunos demonstram, constantemente, pouco apreço pelo gênero poético, entretanto são apreciadores de instapoesias no universo digital. Nessa perspectiva, a pesquisa tem por objetivo propor a construção de um diálogo entre a poesia tradicional e a instapoesia nas aulas de Literatura a fim de contribuir com a formação da competência leitora literária dos estudantes do Ensino Médio. A fundamentação teórica se baseia nas concepções de linguagem, assim como nas abordagens sobre tecnologia, práticas digitais de leitura, letramento literário e digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo seguida de uma proposta acerca de um problema no trabalho com o gênero poético no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que a instapoesia poderá aproximar os jovens ao universo dos textos poéticos contribuindo, assim, na promoção do letramento literário bem como no desenvolvimento do letramento digital. Desta forma, baseado na análise de dados, conclui-se que os objetivos foram alcançados e a proposta apresentada poderá orientar docentes do Ensino Médio ao que se refere à leitura de poesias em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work takes up literary literacy and digital literacy, more specifically from the dialogue between traditional poetry and instapoetry in high school. The research was prompted by some persistent problems in working with poetry in schools, such as: the use of the poetic genre as a support for grammatical analysis; the difficulty that students report in catching on poetic texts; the little practice of reading the genre and the lack of materials for working with literature and digital media. Therefore, students constantly show little appreciation for the poetic genre; however they are fond of instapoetry in the digital universe. In this perspective, the research aims to propose the construction of a dialogue between traditional poetry and instapoetry in Literature classes in order to contribute to the formation of literary reading competence of high school students. The theoretical foundation is based on language conceptions, as well as the approaches on technology, digital reading practices, literary and digital literacy. Methodologically, this is a qualitative research followed by a proposal about a problem in working with the poetic genre in high school. Data analysis showed that instapoetry can bring young people closer to the universe of poetic texts, contributing, this way, to the promotion of literary literacy as well as the development of digital literacy. In this way, based on data analysis, it is concluded that the objectives were achieved and the proposal presented will be able to guide high school teachers in relation to the reading poetry in classroom.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T12:29:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Final - Emiliana Angela Magalhaes.pdf: 2386018 bytes, checksum: 1a9180300a6be90ef3067bc9fdb16182 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (114 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line) - Poesiapt_BR
dc.titleDo feed do Instagram à sala de aula : a utilização da instapoesia para o desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPuzzo, Miriam Bauabpt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Giovana Flávia de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Final - Emiliana Angela Magalhaes.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.