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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produção do gênero comentário crítico de séries de tv : uma proposta de sequência didática para as aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental II
Authors: Lopes, Jaqueline Magalhães, 1984-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem como tema central o ensino de Língua Inglesa, doravante LI, a partir de gêneros de texto, especificamente do gênero digital comentário crítico de séries de TV para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II de uma rede pública de ensino. A grande motivação para esta pesquisa originou-se das necessidades formativas apontadas pelos professores de inglês nos encontros de Horário de Trabalho Coletivo (HTC) dessa rede de ensino. Uma das preocupações recorrentes nos discursos dos professores era encontrar materiais didáticos que pudessem subsidiar o trabalho com gêneros textuais digitais, uma vez que o currículo dessa rede, bem como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), orienta o ensino de inglês em consonância com a visão de língua como prática social também do mundo digital, por meio de multimodalidades que requerem múltiplos letramentos. Dessa forma, entende-se que o ensino de LI seja pautado pelas experiências e vivências dos estudantes, ou seja, no uso que eles fazem dessa língua no cotidiano, especialmente na internet, por meio de posts, tweets, podcasts, jogos, tutoriais, vídeos, avaliação de séries e filmes, entre outros, bem como novas ações como comentar, avaliar, compartilhar, seguir. Diante deste novo cenário comunicativo, a presente pesquisa visa promover um meio para ensinar o gênero comentário crítico de séries de TV nas aulas de língua inglesa numa perspectiva sociointeracionista de produção textual. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com base nos aportes teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), sobretudo em sua vertente didática, para a compreensão do que são gêneros de texto, transposição didática, modelos didáticos de gêneros e sequências didáticas. A partir das categorias de análise de texto, próprias a essa vertente teórica, analisou-se, enquanto corpus desta pesquisa, cerca de 50 exemplares de comentários críticos da série de TV Cobra Kai encontrados no site rotten tomatoes no ano de 2022. Com base nessas análises, criou-se um modelo didático deste gênero a fim de identificar suas dimensões ensináveis. Após o levantamento desses elementos, elaborou-se, então, uma sequência didática. Este trabalho pretende contribuir com os professores de LI da rede pública de ensino, trazendo uma proposta de material didático capaz de subsidiar o trabalho com gêneros digitais, em especial o gênero comentário de séries de TV. Por meio dessa proposta de sequência didática, os professores podem encontrar caminhos para desenvolver, nos estudantes, capacidades de linguagem que os tornem aptos a participar e atuar, em LI, nesses contextos de produção de comentários na internet.
Abstract: The present research has as its central theme the teaching of the English Language, henceforth EL, from text genres, specifically the digital genre critical commentary of TV series for students in the 8th grade of Elementary School II in a public educational system. The great motivation for this research originated from the training needs pointed out by the English teachers in the Collective Work Time, known as HTC meetings of this teaching system. One of the recurring concerns in the teachers' speeches was finding didactic materials that could support their work with textual genres, since the curriculum of this educational system, as well as the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018) guides the teaching of English in line with the vision of language as a social practice also in the digital world, through multimodalities that require multiple literacies. In this way, it is understood that the teaching of EL is guided by the experiences of the students, that is, in the use they make of this language in their daily lives, especially on the internet, through posts, tweets, podcasts, games, tutorials, videos, evaluation of series and films, among others, as well as new actions such as commenting, evaluating, sharing, following. Faced with this new communicative scenario, this research aims to promote a means to teach the textual genre critical commentary of TV series in English language classes in a Sociointeractionist perspective of textual production. Therefore, this work was developed based on the theoretical contributions of Sociodiscursive Interactionism (ISD), especially in its didactic aspect, for the understanding of what are text genres, didactic transposition, didactic models of genres and didactic sequences. Based on the categories of text analysis, specific to this theoretical approach, around 50 copies of critical comments on the TV series Cobra Kai found on the website rotten tomatoes in the year 2022 were analyzed as the corpus of this research. Based on the analyses, a didactic model of this genre was elaborated in order to identify its teachable dimensions. After surveying these elements, a didactic sequence was elaborated. This work intends to contribute with English teachers in the public school system, bringing a proposal of didactic material capable of subsidizing the work with digital text genres, especially the TV series commentary genre. Through this proposed didactic sequence, teachers can find ways to develop, in their students, language skills that make them capable of participating and acting, in english, in these contexts of posting comments on the internet.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Interacionismo sociodiscursivo
Sequência didática
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6862
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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