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dc.contributor.advisorCastro, Maria Aparecida Campos Diniz de, 1951-pt_BR
dc.contributor.authorCursino, Lauren Patrícia de Barros, 1969-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-26T19:42:08Z-
dc.date.available2024-02-26T19:42:08Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6873-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz de Castropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, um estudo crítico reflexivo, teve como objetivo analisar se as necessidades formativas dos diretores escolares iniciantes no Programa Ensino Integral são reconhecidas e consideradas nas propostas de formação continuada oferecidas pela rede estadual de educação do Estado de São Paulo, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e para as ações formativas de sua equipe. A formação desses profissionais precisa ser repensada, levando - se em consideração suas necessidades formativas, seu desenvolvimento profissional e o papel do diretor como formador de sua equipe, justificando a importância dessa discussão no meio acadêmico. Trata - se de um estudo de cunho exploratório - descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou como método para a coleta de dados dois instrumentos: o questionário e o diário ref lexivo. Os resultados apontaram que os diretores escolares enfrentam um desafio para a implantação do modelo pedagógico e de gestão do Programa, que se encontram sobrecarregados com demandas burocráticas e que as ações formativas são centradas em questões administrativas e pouco voltadas às questões pedagógicas, constatando - se a indisponibilidade de tempos e de espaços para o aprimoramento e a formação desses profissionais. Os resultados permitem concluir que o modelo de formação continuada oferecido atualm ente pela rede pública estadual deve ser repensado, visto que não atende às necessidades formativas do diretor escolar iniciante do PEI, atendo - se principalmente a aspectos burocráticos. Espera - se que os resultados desta pesquisa possam indicar caminhos pa ra assegurar melhores oportunidades formativas aos diretores de escola, e que os questionamentos suscitados possam trazer a esperança de novas condições de trabalho para os profissionais foco desta investigação: os diretores escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this research, a critical reflective study, was to analyze whether the training needs of school principals who are new to the Comprehensive Education Program are recognized and taken into account in the continuing education proposals offered by the São Paulo state education network, contributing to their professional development and to the training actions of their team. The training of these professionals needs to be rethought, taking into account their training needs, professional development and the role of the principal as a trainer for their team, justifying the importance of this discussion in the academic world. This is an exploratorydescriptive study with a qualitative approach, which used two instruments for data collection: a questionnaire and a reflective diary. The results showed that school principals face a challenge in implementing the pedagogical and management model of the Program, that they are overloaded with bureaucratic demands and that the training activities are focused on administrative issues and have little to do with pedagogical issues, and that there is a lack of time and space to improve the training of school principals. The results lead us to conclude that the model of continuing education currently offered by the state public school system needs to be rethought, as it does not meet the training needs of school principals new to the PEI, and is mainly focused on bureaucratic aspects. It is hoped that the results of this research can indicate ways to ensure better training opportunities for school principals, and that the questions raised can bring hope for new working conditions for the professionals who are the focus of this investigation: school principals.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T19:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Lauren Patricia de Barros Cursino.pdf: 1515555 bytes, checksum: 5021034004c9c3de1fbebe50d95f3412 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (166 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireção escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEscola integralpt_BR
dc.titleNecessidades formativas de diretores escolares iniciantes do programa ensino integral da rede estadual de São Paulo : um estudo crítico reflexivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherSouza, Ana Cristina Gonçalves de Abreupt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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