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dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorCastro, Regina Maria de, 1967-pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T22:05:06Z-
dc.date.available2024-02-28T22:05:06Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6883-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra Ana Maria Gimenes Correa Calilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A problemática: "Como se deu o processo de formação, na instituição profissionalizante de ensino, "CANES", numa determinada unidade do Vale do Paraíba-SP, nos tempos de pandemia" se insere, no contexto do processo de formação, tendo como formador o docente. Teve como objetivo geral analisar de que maneira a formação continuada atendeu às necessidades formativas do formador em tempos de pandemia e cujos objetivos específicos foram: identificar as necessidades formativas dos docentes; identificar a formação inicial dos formadores docentes; identificar os impactos causados pela pandemia no processo de aprendizagem dos alunos; verificar as possíveis diferenças entre o ambiente presencial e o virtual; analisar o processo de formação da instituição a partir de documentos orientadores; elaborar o roteiro para Desenvolvimento de Plano de Formação a partir dos apontamentos da pesquisa. Engaja-se, na área de concentração das análises e das pesquisas desenvolvidas, no grupo de Pesquisa intitulado Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, junto ao Projeto de pesquisa Processos e práticas de formação, cujo objetivo é estudar os processos de formação docente para a Educação Básica, políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio de análise documental e de aplicação de questionário. Os autores que subsidiaram este estudo com apontamentos teóricos, foram Imbernón (2010, 2011), Vaillant (2001, 2003), Marcelo (1992, 2009), Placco (2001, 2003, 2013), Gatti (2020), Nóvoa (2020), Nóvoa e Alvim (2022), Oliveira (2020), Morales (2020), dentre outros. Conforme o andamento da investigação, outros autores foram consultados e incluídos para reforçar as bases teóricas. Trata-se de uma população respondente de 43 docentes formadores, sendo que 58,1% referem-se ao sexo feminino e 41,9% ao masculino. Quanto aos resultados e às aprendizagens, o vírus excludente, ao mesmo tempo, reuniu, conectou e mostrou ser possível aprender em diversos ambientes e espaços, em situações adversas, utilizando-se, para isso, de criatividade, de resiliência, articulando as diversas realidades sociais, os aspectos relevantes para se pensar e repensar a necessidade da formação continuada e da própria educação, havendo, portanto, a necessidade de reorganização do processo pedagógico, incluindo alfabetização digital e adequações de ferramentas. A pesquisa mostrou que é preciso se atentar para as questões emocionais que afloraram, no período, e que existe uma grande responsabilidade por parte de quem forma estes docentes em rever suas práticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The problem: "How the training process took place in the professional teaching institution, "CANES", in a certain unit in Vale do Paraíba-SP, in times of pandemic" is inserted in the context of the training process, having the teacher as trainer. It aimed to analyze how continuing education met the training needs of the trainer in times of a pandemic and specific objectives: to identify the training needs of teachers; identify the initial training of teacher trainers; identify impacts caused by the pandemic on the students' learning process; Check possible differences between the face-to-face and virtual environment; analyze the formation process of the institution based on guiding documents; elaborate a script for the Development of a Training Plan based on the research notes. Engages in the area of concentration of analyzes and research developed in the Research group entitled Education: professional development, diversity and methodologies. The research is linked to the research line Teacher Training and Professional Development of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté, together with the research project processes and training practices, whose objective is to study teacher training processes for Basic Education, continuing education, from the perspective of professional development. The research, with a qualitative approach, was carried out through document analysis and the application of a questionnaire. The authors who supported this study with theoretical notes were Imbernón (2010, 2011), Vaillant (2001, 2003), Marcelo (1992, 2009), Placco (2001, 2003, 2013), Gatti (2020), Nóvoa (2020) , Nóvoa and Alvim (2022), Oliveira (2020), Morales (2020), among others. As the investigation progressed, other authors were consulted and included to reinforce the theoretical bases. It is a respondent population of 43 teacher trainers, of which 58.1% refer to being female and 41.9% malem. As for the results and learning, the exclusionary virus at the same time brought together, connected and showed that it is possible to learn in different environments and spaces, in adverse situations, using creativity, resilience, articulating the different social realities, relevant aspects to become think and rethink the need for continuing education and education itself. That there is a need to reorganize the pedagogical process, including digital literacy and adaptation of tools. That it is necessary to pay attention to the emotional issues that arose in the period and that there is a great responsibility on the part of those who train these professors in reviewing their practices.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-28T22:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Regina Maria de Castro.pdf: 1564436 bytes, checksum: 6eedbbc239b4581fcc9110cb1d2c2419 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (120 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.titleO dia em que a escola mudou de lugar : um novo capítulo nos desafios dos formadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherRocha, Simone Albuquerque dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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