Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Desafios e possibilidades do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) de um campus do IFSP
Authors: Viana, Priscila Ribeiro, 1983-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar, em conjunto com a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), as lacunas presentes no funcionamento e apoio aos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE), matriculados em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP) a fim de garantir além do acesso, a permanência e êxito desses alunos. Insere-se na área de concentração das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa intitulado "Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias". Está vinculada à linha de pesquisa "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional", do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao Projeto de pesquisa "Processos e práticas de formação. O estudo é de abordagem qualitativa e desenvolvido por meio de uma pesquisa colaborativa. Foram convidados para participar deste estudo os membros do NAPNE de um campus da região metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário online e Roda de Conversa. As Rodas de Conversa foram divididas em três encontros realizados remotamente, a fim de produzir dados referentes ao objetivo desta pesquisa. As informações foram interpretadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016), e contemplam três categorias: Concepções que estruturam a escola e a sociedade; NAPNE: ações, desafios e perspectivas; e por fim, PEI: relação teórico-prática. A análise destas categorias contribuiu com o processo de fortalecimento das ações do NAPNE. As discussões realizadas nas Rodas de Conversa provocaram possibilidades de pensar coletivamente sobre estratégias para minimizar barreiras e limitações capacitistas. Como fruto deste estudo foi construído, a partir da produção de conhecimento engendrada na pesquisa em colaboração com os participantes, um produto técnico educacional na forma de e-book intitulado: Orientações sobre o Fluxo da Educação Especial-Inclusiva no IFSP. A construção do referido e-book se deu sob a concepção da Educação Especial-Inclusiva, com o intento de corroborar o trabalho desenvolvido pelo NAPNE, voltado ao campus participante. O produto técnico carrega a intencionalidade pensada junto aos objetivos desta pesquisa, qual seja, o de refletir crítica e colaborativamente sobre as lacunas existentes no apoio aos alunos PAEE. Dessa forma, poderá servir como incentivo na construção de uma escola que respeite e valorize as diferenças e a diversidade.
Abstract: This research aims to analyse, together with the team of the Support Center for People with Specific Educational Needs (In portuguese: NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), the gaps present in the functioning and support of Special Education students (In portuguese: PAEE - público Alvo da Educação Especial), enrolled in a campus of the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of São Paulo (In portuguese: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) in order to guarantee, in addition to access, the permanence and success of these students. It is part of the area of concentration of research carried out in the Research Group entitled "Education: professional development, diversity and methodologies". It is linked to the line of research "Teacher Training and Professional Development", of the Postgraduate Program Master's Professional in Education, of the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the research project "Processes and practices of formation". The study has a qualitative approach and was developed through collaborative research. NAPNE members from a campus in the metropolitan region of Vale do Paraíba Paulista were invited to participate in this study. An online questionnaire and a Conversation Circle were used as data collection instruments. The Conversation Circles were divided into three meetings held remotely, in order to produce data regarding the objective of this research. The information was interpreted from the content analysis of Bardin (2016), and includes three categories: Conceptions that structure the school and society; NAPNE: actions, challenges and perspectives; and finally, PEI: theoretical-practical relationship. The analysis of these categories contributed to the process of strengthening the actions of the NAPNE. The discussions carried out in the Conversation Circles led to possibilities for collective thinking about strategies to minimize barriers and limitations of Ableism.nAs a result of this study, based on the production of knowledge engendered in the research in collaboration with the participants, an educational technical product was constructed in the form of an e-book entitled: Guidelines on the Flow of Special-Inclusive Education at IFSP. The construction of the aforementioned e-book took place under the paradigms of Special-Inclusive Education, with the objective of corroborating the work developed by the NAPNE aimed at the participating campus. The technical product elaborated as a protocol on the flow of Special-inclusive Education in the studied IFSP carries the intentionality thought together with the objectives of this research, which is to reflect critically and collaboratively on the existing gaps in the support to PAEE students. In this way, it can serve as an incentive to build a school that respects and values differences and diversity.
Keywords: Educação especial
Educação inclusiva
Pesquisa colaborativa
Ensino profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6888
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
DM Priscila Ribeiro Viana.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.