Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6916
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Análise das empresas que tiraram proveito da pandemia
Authors: Campos, Letícia Oliveira de, 2001-
Trincha, Rafael Ferreira Tonelotti, 2000-
Abstract: Resumo: A pandemia causada pelo COVID-19 foi um marco histórico e um enorme problema para a saúde humana como um todo durante anos, consequentemente trazendo inúmeros impactos diretos e indiretos na economia global. É muito comum associar esses impactos a algo negativo, que prejudicou o desenvolvimento econômico e atrasou inúmeras potências, porém é indiscutível o fato de que muitas empresas se beneficiaram no meio desse caos e alavancaram suas performances por meio da inovação e oportunismo. O propósito básico deste estudo é analisar o sucesso de empresas durante a pandemia, buscando insights valiosos sobre estratégias, modelos de negócio e práticas de gestão adotadas por essas empresas. O estudo é relevante por proporcionar aprendizado sobre resiliência e adaptação empresarial em crises, além de oferecer inspiração para startups e insights sobre criatividade e inovação. O objetivo é identificar fatores-chave que contribuíram para seu crescimento, como a adaptação rápida às mudanças do mercado e demandas dos consumidores, além da adoção de tecnologia e inovação. A metodologia usada é a revisão de literatura, baseada na coleta de dados empíricos. Empresas de tecnologia, comércio eletrônico, farmacêuticas, plataformas educacionais, empresas de entrega e logística se adaptaram e cresceram durante a pandemia, aproveitando o aumento da demanda por seus serviços. O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455, entretanto, no balanço trimestral, um dos destaques é o aumento no número de pedidos do primeiro trimestre, que passou de 49,9 milhões em 2020 para 78,5 milhões em 2021. A transformação digital foi crucial para a sobrevivência e sucesso dessas empresas, permitindo maior alcance, conveniência e atendimento às demandas emergentes. Dessa forma, conclui-se que a pandemia foi extremamente benéfica para diversas entidades, criando várias oportunidades e possibilitando novos empreendimentos que seriam inviáveis antes da crise.
Keywords: Planejamento estratégico
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Pandemias
Logística
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6916
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Administração - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leticia Oliveira de Campos Rafael Ferreira Tonelotti Trincha.pdf857.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.