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dc.contributor.advisorMarcelino, Márcio Abudpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Alice Reis dept_BR
dc.date.accessioned2019-07-03T21:14:27Z-
dc.date.available2019-07-03T21:14:27Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/700-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Márcio Abud Marcelinopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2011pt_BR
dc.description.abstractResumo: Devido à preocupação com a preservação do meio ambiente, estudos em várias áreas surgiram inclusive no que diz respeito à qualidade do ar. Dentre as pesquisas encontram-se estudos para o desenvolvimento do veículo elétrico, uma fonte de energia limpa. Para controlar a velocidade, o freio e a reversão do movimento de um motor de indução trifásico utilizado neste tipo de veículo, foram desenvolvidos vários tipos de circuitos geradores de PWM com microcontroladores da família 8051 e PIC. Observando o avanço da tecnologia na fabricação de microcontroladores, o objetivo desta pesquisa foi o desenvolvimento de um circuito com um microcontrolador compatível com a família 8051 para implementação de um controlador de velocidade discreto para obter, além de um desempenho melhor que o alcançado com o circuito já desenvolvido com o microcontrolador 80C31, também minimizar tabelas pré-programadas utilizadas em estudos anteriores a fim de obter um circuito reduzido mantendo baixo custo. O microcontrolador escolhido foi o AT89S4051, que possui apenas 20 pinos, opera com frequências até 24 MHz, por programação permite redução do tempo necessário para executar instruções enquanto que o 80C31 possui 40 pinos, opera com frequ~encias até 16MHz e trabalha com tempo fixo para executar instruções. Foram desenvolvidos programas que permitiram a utilização de tabelas pré-programadas reduzidas e o acelerador foi implementado sem o uso de conversor A/D. A simulação permite verificar a reduzida geração de harmônicas da técnica, permitindo a utilização em eletrodomésticos, em que a alimentação é originada da rede pública.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Because of concern about preserving the environment, studies have emerged in several areas, including with regard to air quality. Among the studies are studies for the development of electric vehicle, a clean energy source. To control speed, brake and reverse the motion of a three phase induction motor used in this type of vehicle have been developed various types of circuits that generate PWM with 8051 family microcontrollers and PIC. Noting the advancement of technology in the manufacture of microcontrollers, the objective of this research was to develop a circuit with a microcontroller compatible with the 8051 to implement a speed controller for discrete, and a better performance than that achieved with the circuit already developed with the 80C31 microcontroller, also minimize pre-programmed tables used in previous studies to obtain a small circuit while maintaining low cost. The microcontroller chosen was the AT89S4051, which has only 20 pins, operates at frequencies up to 24MHz, programming allows reducing the time required to execute instructions while the 80C31 has 40 pins, operates at frequencies up to 16MHz and works with a fixed time to execute instructions. Programs were developed that allowed the use of tables and pre-programmed low throttle was implemented without the use of A/D converter the simulation allows to verify the harmonic generation technique, allowing for use in electronics, where power is derived from the public network.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-03T21:14:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice Reis de Souza.pdf: 1687549 bytes, checksum: 83e3ffae8d1778940fc07bc3b522e0eb (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.format.extent77 f. : il. ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Engenharia Mecânica e Elétricapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectMotor de indústria trifásicopt_BR
dc.subjectPWM(Modulação por largura de pulso)pt_BR
dc.subjectMicrocontrolador Picpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titlePWM discreto para controle de velocidade com tabelas pré-programadas reduzidaspt_BR
dc.title.alternativePWM control for discrete speed with preprogrammed tables reducedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherGrandinetti, Francisco Josépt_BR
dc.contributor.otherAdami, José Felicianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.description.degreelevelMestrado em Engenharia Mecânicapt_BR
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