Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Juçara Maria Lemes Giffoni Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T16:08:48Z-
dc.date.available2024-04-08T16:08:48Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7026-
dc.descriptionOrientação: Prof.ª Dr.ª Suelene Regina Donola Mendonçapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades e os desafios enfrentados por uma escola pública no processo de inclusão escolar de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) regularmente matriculado na Educação Infantil, primeira etapa de Educação Básica, conforme o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. O presente estudo teve origem e o endereço na busca das possíveis respostas ao problema de pesquisa que foi assim formulado: — Quais os desafios e possibilidades enfrentados pela escola no processo de inclusão e de efetivação das práticas pedagógicas inclusivas? Nesse sentido o que realmente interessa a esta pesquisadora foi saber como foi feita a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na cotidianidade da escola. A Diretora da Escola, a Assistente de Desenvolvimento Infantil (ADI), o aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Coordenadora Pedagógica são participantes da pesquisa, cujo estudo intencionou melhor contribuir para a mesma, tanto quanto para a maior solidez do conhecimento do fenômeno posto em investigação e, nesse sentido, a professora da classe e a ADI, são as que ocupam a centralidade do estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que busca atender a especificidade do problema estudado. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação não participante, a entrevista semiestrutura e a análise documental da instituição. A análise dos conteúdos coletados tem como postulado teórico a proposta de Bardin As análises dos dados coletados apontaram resultados reveladores dos esforços empreendidos pela escola como instituição formadora, bem como dos profissionais da educação envolvidos com os alunos e, sobretudo da professora da classe e da ADI e os desafios postos para juntas, fazerem, da escola, da educação e do ensino ali oferecidos, um lugar de realidade pedagógica inclusiva. Com efeito, os dados observados atentam ao respeito e reconhecimento do bom trabalho realizado pela escola no sentido da luta contínua em favor da aprendizagem de todos os alunos e, nesse todo, sabendo, de maneira especial, os alunos com transtorno espectro autista.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyze the possibilities and challenges faced by a public school in the process of school inclusion of a student with Autistic Spectrum Disorder (ASD) regularly enrolled in Early Childhood Education, the first stage of Basic Education, according to the provisions of the Guidelines and Bases of National Education, No. 9394 of December 20, 1996. The present study originated and addressed in the search for possible answers to the research problem that was formulated as follows: - What are the challenges and possibilities faced by the school in the process of inclusion and implementation of inclusive pedagogical practices? In this sense what really interests this researcher was to know how was the inclusion of the student with autistic spectrum disorder in the school routine. The School Principal, the Child Development Assistant (ADI), the student with Autistic Spectrum Disorder (TEA) and the Pedagogical Coordinator are participants of the research, whose study intended to contribute to it as well as to the solidity of knowledge. of the phenomenon under investigation and, in this sense, the class teacher and the ADI, are the ones that occupy the centrality of the study. This is a qualitative research that seeks to meet the specificity of the problem studied. For this purpose, non-participant observation, semi-structured interview and documentary analysis of the institution were used as data collection instruments. The analysis of the collected contents has as theoretical postulate Bardin's proposal. The analysis of the collected data showed revealing results of the efforts made by the school as a training institution, as well as of the education professionals involved with the students, and especially of the class teacher and the ADI. and the challenges posed to make the school, education and teaching offered there a place of inclusive pedagogical reality. In fact, the observed data pay attention to the respect and recognition of the good work done by the school towards the continuous struggle in favor of the learning of all students and, especially, knowing the students with autistic spectrum disorder.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T16:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jucara Maria Lemes Giffoni Avila Santos.pdf: 4268025 bytes, checksum: 800fae9cb3073681dfc2d5b23a2515b4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (165 f.) : il. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades da escola pública na inclusão de aluno com transtorno do espectro autista na Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherFerraz, Denise Pereira de Alcântarapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jucara Maria Lemes Giffoni Avila Santos.pdf4.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.