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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Multiletramentos dos cadetes da AMAN : como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês
Authors: Barros Junior, Arlindo José de, 1977-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa tem como tema o conhecimento de língua inglesa dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e os multiletramentos dos cadetes. O Objetivo central é analisar como o conhecimento específico dos professores pode influenciar a prática docente por meio do uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como forma de contribuir para os multiletramentos dos cadetes da AMAN. A pertinência do desenvolvimento desta pesquisa se dá pela possibilidade de aprofundar estudos sobre o conhecimento específico dos professores e possíveis reflexos de sua prática docente na aprendizagem e nos multiletramentos do cadete. Isso a fim de tornar a aprendizagem da língua inglesa mais significativa frente aos diversos contextos de ensino nos quais os cadetes estão inseridos e aos variados cenários nacionais e internacionais pertinentes ao desenvolvimento de suas futuras funções como Oficial do Exército Brasileiro. Para esta pesquisa, foi usada uma abordagem qualitativa, com o intuito de considerar a perspectiva, a subjetividade e a vivência dos dez professores de Inglês da AMAN e; quantitativa, com objetivo de discutir, por meio de análise estatística subsidiária, fatores que contribuem ou não para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Como procedimento técnico para coleta de dados, optou-se por realizar uma pesquisa de campo com os professores, utilizando-se um questionário com questões abertas e de múltipla escolha, seguido da montagem de um biograma com devolutiva e entrevista. Com os cadetes, realizou-se um levantamento, valendo-se de um questionário do tipo survey. Os principais resultados obtidos foram alcançados de forma indutiva e referem-se ao conhecimento multímodo dos professores e à sua atuação: o conhecimento de língua inglesa nos níveis mais elevados do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas é indispensável para o bom desenvolvimento da prática docente na Cadeira de Inglês da AMAN frente aos ditames da formação multiletrada dos alunos, além de possuir dimensões que não podem ser medidas pelos índices de proficiência linguística, mas que podem influenciar na práxis docente. Não foi observada relação linear entre conhecimento da língua inglesa dos professores participantes e o conhecimento pedagógico ou o grau de formação acadêmica. Constatou-se envolvimento do professor com a Formação Integral do aluno, que é notória também sob a ótica discente. Outros resultados obtidos referem-se aos cadetes, verificou-se um número considerável que declara ter conhecimento quase nulo nas 4 habilidades linguísticas, ao passo que outros declaram possuir o nível 3 (ou B2), considerado além do nível estipulado pelo currículo do curso de Inglês da AMAN; que a Língua Inglesa pode contribuir mais diretamente para o desenvolvimento cultural, social e profissional do aluno. As questões sobre os conhecimentos dos professores encontram fundamento nas análises de Shulman e Shulman (1986, 2016); Imbernón (2005); Roldão (2007); Tardif (2002, 2013), entre outros. Apoiam-se, ainda, em Lemke (1998, 2010) e The New Lodon Group (1996) nas definições e características de multiletramentos.
Abstract: The subject-matter of this research is the English language knowledge of Agulhas Negras Military Academy (AMAN) teachers and the cadets’ multiliteracies. The main objective is to analyze how the teachers’ specific knowledge of the English language can influence the teaching practice through the use of active methodologies and technological resources as a means to contribute to the multiliteracies of AMAN cadets. The relevance of this research is due to the possibility of deepening studies on the specific knowledge of AMAN English teachers and the possible influences of their teaching practice on cadets’ multiliteracies in order to make English learning more significant, considering the multiple teaching contexts in which cadets are immersed as well as the various national and international scenarios pertinent to the development of their prospective career as Brazilian Army Officers. For this research, a qualitative approach was used in order to consider the perspective, the subjectivity and the experience of AMAN English teachers and a quantitative one, aiming to discuss, through subsidiary statistical analysis, factors that contribute or not to the improvement of the teaching-learning process. As for the technical procedure for data collection, a field study was conducted with the teachers, using a questionnaire consisting of open-ended and multiple-choice questions, in like manner a compilation of their autobiography and an interview. With the cadets a survey was carried out using a survey-type questionnaire. The main results obtained have been achieved inductively and refer to the teachers’ multi-mode knowledge and their praxis: knowledge of the English language at the highest levels of the Common European Framework of Reference for Languages is indispensable for the good development of the teaching practice in AMAN's English course, considering the principles of the students' multi-literate training and the fact that such knowledge has dimensions that cannot be measured by the language proficiency indexes but can influence the teaching praxis. No linear relationship was observed between the teachers’ knowledge of the English language and their pedagogical knowledge or academic degree. The involvement of the teacher with the student’s Integral Education was found evident, which is also obvious from the student's perspective. Some other results refer to the cadets: there was a considerable number of them who declare to have almost no knowledge of the English language in the 4 language skills, while others claim to have level 3 (or B2), considered beyond the level stipulated by the course curriculum; the English language can directly contribute to the student's cultural, social and professional development. Questions about teachers' knowledge are grounded in Shulman and Shulman's (1986, 2019) analyzes; Imbernón (2005); Roldão (2007); Tardif (2002, 2013), among others. Also, Lemke (1998, 2010) and The New Lodon Group (1996) on the multiliteracies definitions and characteristics.
Keywords: Língua inglesa - Estudo e ensino
Multiletramento
Academia Militar das Agulhas Negras
Professores
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7027
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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