Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7029
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Necessidades formativas de professores dos anos finais do ensino fundamental e o trabalho colaborativo universidade-escola |
Authors: | Ferreira, Carmen Veronica Arantes, 1974- |
Abstract: | Resumo: A formação continuada de professores ainda é um desafio para a Educação, pois há muito a ser desvelado sobre esse universo que influencia diretamente a prática docente. Acredita-se que a formação possa ser a forma mais assertiva para responder as mais diversas indagações acerca da profissão docente; questões essas, que em sua maior parte, consistem em necessidades formativas pedagógicas apontadas pelos professores, as quais carecem ser sanadas para o aprimoramento das práticas pedagógicas e, consequentemente, oportunizar melhora significativa nos processos tanto do ensino quanto das aprendizagens. A questão central desse estudo foi pesquisar como a formação continuada pode contribuir para subsidiar a prática pedagógica dos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Como objetivo, pretendeu identificar e desenvolver uma formação que atendesse às necessidades formativas pedagógicas de um grupo de 11 professores dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior paulista. O aporte teórico foi constituído pelos autores: André (2010), Canário (1988), Gatti (2005), Imbernón (2010), Lima (2015), Nóvoa (2017), Shulman (2014), Souza; Rocha; Oliveira; Franco (2020), Tardif (2013) entre outros. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como metodologia a perspectiva de uma pesquisa-formação, desenvolvida em Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC, de maneira remota ao longo de oito meses. Além das formações, outros instrumentos foram utilizados para a coleta de dados: o grupo focal (inicial e final) e os depoimentos dos professores, gravados em áudio e transcritos, e também um diário reflexivo com os registros da pesquisadora-formadora. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. A formação dos professores foi realizada no decorrer dos encontros formativos, em espaço do HTPC. Propôs-se, também, aos professores participantes, que colaborassem sugerindo encontros nos quais eles mesmos assumiriam a formação, no sentido de torná-la colaborativa. O diário reflexivo elaborado pela pesquisadora-formadora permitiu-lhe acompanhar seu desenvolvimento ao longo das formações. Os resultados apontam que os professores apresentam necessidades formativas que podem ser atendidas em uma formação continuada propiciada por meio de projeto colaborativo universidade-escola, oportunizando possibilidades de mudança em suas práticas pedagógicas, de modo a oferecer um ensino que tenha sentido e que traga significado para os seus educandos. Abstract: The continuing teacher training is still a challenge for Education, as there is much to be unveiled about this universe that influences the teaching practise itself. It is believed that training can be the most assertive way to answer the most diverse questions about the teaching profession; these issues, which for the most part, consists of pedagogical training that needs to be pointed out by teachers, that need to be addressed to improve pedagogical practices and, consequently, provide a significant improvement in the processes of both teaching and learning. The main question of this study was to research how continuing education can contribute to subsidizing the pedagogical practice of teachers who work in the final years of Elementary School. As an objective, the present study intended to identify and develop a training that meets the pedagogical training needs for a group of 11 teachers from the final years of Elementary School, from a municipal public school in São Paulo. The theoretical contribution was constituted by the authors: André (2010), Canário (1988), Gatti (2005), Imbernón (2010), Lima (2015), Nóvoa (2017), Shulman (2014), Souza; Rock; Oliveira; Franco (2020), Tardif (2013), among others. With a qualitative approach, the research had as a methodology the perspective of a research-training, developed in Collective Time of Pedagogical Work - HTPC, remotely. In addition to training, other instruments were used for data collection: the focus group (initial and final) and the teachers' testimonies, were recorded in audio and transcribed, besides a reflective diary with the researcher-trainer's records. For data analysis, content analysis was used. The teachers training was carried out during the formative meetings, in HTPC space. It was also proposed to the participating teachers to collaborate by suggesting meetings in which they would undertake the training, in order to turn it into a collaborative learning process. The reflective diary elaborated by the researcher-trainer allowed her to monitor their development throughout the training. The results showed that teachers have training needs that can be met in a continuous training provided through a collaborative university-school project, providing opportunities for changes in their pedagogical practices, in order to offer a meaningful teaching that brings meaning to their students. |
Keywords: | Professores - Formação Ensino fundamental Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7029 |
Issue Date: | 2021 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Carmen Veronica Arantes Ferreira.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.