Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7043
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Adequação curricular para alunos no espectro autista : práticas docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Authors: | Cuba, Marcos Vinício, 1985- |
Abstract: | Resumo: A adequação de currículo é essencial e precisa começar desde cedo, para que seja possível promover o desenvolvimento das crianças com necessidades educacionais especiais. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar os desafios e as possibilidades de adaptações curriculares apontados pelos professores de alunos no Espectro Autista, matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma rede municipal, em 2018 e 2019, em um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os objetivos específicos foram conhecer os fatores que dificultaram e facilitaram aos professores a adequação do currículo de seus alunos no espectro autista, identificar as estratégias que utilizaram para enfrentar os desafios, conhecer as possibilidades pedagógicas utilizadas pelos docentes no ensino destes estudantes e produzir um e-book que apresente suas estratégias. A abordagem utilizada foi qualitativa, tendo como participantes sete professores que tivessem em suas salas de aula alunos no Espectro Autista, em 2018 e 2019. Os instrumentos para produção de informações foram questionário do perfil sociodemográfico, realizado de forma on-line, análise documental e entrevistas semiestruturadas, por meio do Google Meet. Os dados encontrados foram submetidos à análise de conteúdo, considerando o uso do mesmo léxico nas respostas e no contexto, explorando os apontamentos de Bardin (1977) e Franco (2008). O referencial teórico abarca os conceitos de educação inclusiva, políticas públicas, autismo, currículo, adaptação curricular, formação docente contínua, a legislação vigente, publicações de Huberman (2000), Mantoan (2015), Melo (2005), Nóvoa (2000, 2002 e 2017), Tardif (2000 e 2010), Teixeira (2013 e 2016), entre outros. Os resultados apontaram que a formação docente contribui de forma efetiva no processo de adaptação curricular para os alunos no Espectro Autista, e revelaram como possibilidades o estabelecimento de rotinas, o uso da tecnologia, música e a aproximação ao aluno. Além disso, mostraram que o maior desafio está na falta de formação e no apoio na hora de adaptar o currículo. Faz-se necessário o desenvolvimento de novas pesquisas sobre a temática, com vistas ao pleno desenvolvimento do discente e do docente, que está em processo de formação constante, para que possa atender às demandas que se apresentam nas escolas. Abstract: The curriculum suitability is essential and needs to start from the beginning, so aim for the development of children with special educational needs. The general purpose of this research is to investigate the challenges and the possibilities of curricular adaptations pointed out by teachers of students with Autism Spectrum Disorder; enrolled in the initials years of Elementary School in a municipal system, between the years 2018 and 2019, in a city in the Metropolitan region of the Vale do Paraíba and North Coast. The specifics objectives were to know which factors were that complicated and facilitated the teachers' actions to adjust the curriculum of their students in the spectrum of autism, to identify the strategies used to confront the challenges, to know the educational possibilities used by the teacher in the educational there students and produce an e-book that presents its strategy. The approach utilized was qualitative, having as participants seven teachers who would have had in their classes students with Spectrum Autism in 2018 and 2019. The instruments for the production of information were questionnaires of sociodemographic profiles, carried in an online format, documental analysis, and semistructured interviews via Google Meet. The dadas found were submitted to content analysis, considering the same use lexicon in the answers, exploring Bardin's (1977) and Franco's (2008) notes. The theoretical referential embraces the concepts of inclusive education, public politics, autism, curriculum, curricular adaptation, continuous teacher formation, current legislation, publications by Huberman (2000), Mantoan (2015), Melo (2005), Nóvoa (2000, 2002, and 2017), Tardif (2000 and 2010), and Teixeira (2013 and 2016), among others. The results indicated that the teachers' formation contributed to the effective form of the curricular adaption process for students with Sprectrum Autism, and disclosed as possibilities the establishment of routines, the use of technology, music, and getting closer to the student. In addition, bared that, the biggest challenge is the lack of formation and support at the moment to adapt the curriculum. It is a necessary development of new research about the theme, aiming for the students and the teacher's full development, who are in the constant formation process to attend the claims which present themselves at the schools. |
Keywords: | Adaptações curriculares Currículos Educação inclusiva Professores - Formação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7043 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Marcos Vinicio Cuba.pdf | 9.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.