Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7044
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Conhecimentos profissionais que fundamentam as práticas pedagógicas : um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Gomes, Daniele Rodrigues, 1998- |
Abstract: | Resumo: Considerando que a qualidade na educação está vinculada às práticas pedagógicas que promovem aprendizado, fica explícita a relevância de estudos que cooperem para um olhar crítico-reflexivo sobre a base de conhecimento profissional do professor e as possibilidades de aprendizagem da docência a fim de favorecer o aperfeiçoamento progressivo das práticas docentes. Nesse sentido, o presente estudo objetivou investigar os conhecimentos profissionais que fundamentam o fazer pedagógico de professores que atuam com turmas de 1º a 3º anos do ensino fundamental. A investigação foi conduzida em uma perspectiva qualitativa. Primeiramente, aplicou-se um questionário online a duas coordenadoras de uma escola municipal de uma cidade no interior paulista. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas online com cinco professoras e, por último, observações das práticas pedagógicas de duas entrevistadas. A análise dos dados seguiu a metodologia da análise de conteúdo, com base no referencial teórico sobre a temática, e foi organizada nas categorias formação e trajetória profissional das professoras e conhecimentos explicitados pelas professoras, com suas respectivas subcategorias e itens. Os resultados trouxeram práticas de gestão da classe e de gestão dos aprendizados que desencadearam efeitos positivos nos contextos em que foram desenvolvidas, podendo servir como uma fonte de referência e inspiração para novas reflexões e compreensões acerca da atuação pedagógica na sala de aula e, ainda, mostraram uma multiplicidade de conhecimentos profissionais mobilizados nessas práticas, revelando a complexidade da ação docente. Também foi possível identificar algumas fragilidades das experiências formativas que as participantes tiveram em sua trajetória na carreira que interferiram no seu desenvolvimento profissional, a saber: um distanciamento entre as formações e as práticas que elas efetuam no cotidiano da sala de aula, as poucas oportunidades de trocar experiências com os colegas, a dificuldade de pôr em prática o que é tratado nas formações, a falta de uma parceria maior entre a universidade e as escolas e a gestão da sala de aula ainda ser pouco abordada. Tais circunstâncias nos permitiram averiguar que, dentre outras mudanças, é preciso que nas formações em serviço os professores possam ter um maior protagonismo, colaborando na elaboração das pautas, trazendo suas dificuldades do dia a dia na profissão e os assuntos de seu interesse para serem refletidos e problematizados junto aos seus pares, enfim, sendo partícipes em seu processo formativo e beneficiando-se da riqueza que a formação no coletivo propicia. Ademais, averiguamos que o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas das professoras se dá principalmente pelo seu trabalho contínuo de recorrência a diferentes fontes de conhecimento e de constante reflexão crítica sobre a sua própria atuação com o objetivo de adquirir novas aprendizagens. Abstract: Considering that quality in education is linked to pedagogical practices that promote learning, the relevance of studies that cooperate for a critical-reflective look at the teacher's professional knowledge base and the teaching learning possibilities is explicit in order to favor the improvement progressive development of teaching practices. In this sense, the present study aimed to investigate the professional knowledge that underlies the pedagogical work of teachers who work with classes from 1st to 3rd years of elementary school. The investigation was conducted from a qualitative perspective. First, an online questionnaire was applied to two coordinators of a municipal school in a city in the interior of São Paulo. Then, online semi-structured interviews were conducted with five teachers and, finally, observations of the pedagogical practices of two interviewees. Data analysis followed the methodology of content analysis, based on the theoretical framework on the subject, and was organized into the categories education and professional trajectory of the teachers and knowledge explained by the teachers, with their respective subcategories and items. The results brought class management and learning management practices that triggered positive effects in the contexts in which they were developed, and can serve as a source of reference and inspiration for new reflections and understandings about the pedagogical performance in the classroom and, also, showed a multiplicity of professional knowledge mobilized in these practices, revealing the complexity of the teaching action. It was also possible to identify some weaknesses in the formative experiences that the participants had in their career trajectory that interfered with their professional development, namely: a gap between the formations and the practices that they carry out in the daily life of the classroom, the few opportunities for exchanging experiences with colleagues, the difficulty of putting into practice what is covered in training, the lack of a greater partnership between the university and the schools and classroom management still being little addressed. Such circumstances allowed us to verify that, among other changes, it is necessary that in in-service training, teachers can have a greater role, collaborating in the elaboration of guidelines, bringing their day-to-day difficulties in the profession and the subjects of their interest to be reflected and problematized with their peers, in short, being participants in their training process and benefiting from the richness that training in the collective provides. Furthermore, we verified that the improvement of the teachers' pedagogical practices is mainly due to their work of recurring to different sources of knowledge and constant critical reflection on their own performance with the objective of acquiring new learning. |
Keywords: | Professoras - Ensino fundamental Aprendizagem Administração escolar Sala de aula Prática pedagógica |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7044 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Daniele Rodrigues Gomes.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.