Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7048
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Formação continuada : uma prática favorecida pelas comunidades de aprendizagem docente |
Authors: | Araújo, Valéria Aparecida de, 1973- |
Abstract: | Resumo: Esta dissertação de mestrado situa-se nas discussões sobre as potencialidades formativas advindas com a criação de Comunidades de Aprendizagem Docente nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Considerando que os momentos de formação entre os pares podem favorecer a reflexão sobre as práticas docentes, fortalecer a identidade profissional e colaborar para a aprendizagem da equipe pedagógica na unidade escolar, este estudo busca responder à pergunta: Quais ações e práticas formativas podem favorecer a criação de comunidades de aprendizagem docente durante o HTPC? Assim, objetivou-se planejar e desenvolver, com um grupo de coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental e professores técnicos de uma rede de ensino de um município do Vale do Paraíba, uma proposta de formação para o HTPC que promova a criação de Comunidades de Aprendizagem Docente. A base teórica do estudo foi composta por autores que discutem a temática como: Canário (1998), Crecci e Fiorentini (2013), Falsarella (2018), Imbernón (2010), Ávila Lima (2002), Shulman e Shulman (2016), Placco, Almeida e Souza (2011) e Cochran-Smith e Lytle (2002). A abordagem de pesquisa selecionada foi a de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação na perspectiva de Thiollent (1985), que tem se mostrado muito eficaz para identificar e resolver problemas de um grupo, um coletivo, tendo como foco o conteúdo e a forma de colaboração entre todos os envolvidos. Participaram da pesquisa cinco professores coordenadores pedagógicos, que atuam em escolas de Educação Básica, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e seis professores técnicos da Secretaria de Educação do município, responsáveis pelas ações de formação continuada dos professores durante os horários de HTPC. Os instrumentos usados para a coleta de dados com a finalidade de alcançar os objetivos delimitados para a pesquisa foram o questionário de caracterização dos participantes, um grupo de discussão inicial para compreender as necessidades dos formadores, quatro encontros formativos tendo em vista promover reflexão e diálogos sobre a Comunidade de Aprendizagem Docente e um grupo de discussão final para avaliar o percurso realizado. A análise dos dados obtidos nos grupos de discussão e nos encontros formativos foi realizada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam, dentre outros aspectos, que os professores coordenadores e os professores técnicos reconhecem as potencialidades da "Comunidade de Aprendizagem Docente" e que a formação continuada em HTPC deve ser realizada em momentos reflexivos, com diálogo e compartilhamento de experiências. Abstract: This Master's thesis is located in the functions on the training potential of the Teaching Learning Communities in the Pedagogical Schedules of Collective Work (HTPC). Requesting moments of training among peers can favor reflection on teaching practices, strengthen professional identity and collaborate with the learning of the pedagogical team in the school unit, this study seeks to answer the question: What actions and training practices can favor the creation of teacher learning communities during HTPC? Thus, the objective was to plan and develop, with a group of pedagogical coordinators of Elementary School and technical teachers from a teaching network in a municipality in the Vale do Paraiba, a training proposal for the HTPC that promotes the creation of Teaching Learning Communities .The theoretical basis of the study was composed by authors who discuss the theme such as: Canário (1998), Crecci and Fiorentini (2013), Falsarella (2018), Imbernón (2010), Ávila Lima (2002), Shulman and Shulman (2016), Placco, Almeida and Souza (2011) and Cochran-Smith and Lytle (2002). The research approach made to the qualitative nature, through action research in the perspective of Thiollent (1985), which has been very effective in identifying and solving problems of a group, a collective, focusing on the content and form of collaboration between all involved. The research participants were five pedagogical coordinator teachers who work in Basic Education schools in the early and final years, and by six technical teachers from the municipality's Education Department, responsible for the continuing education actions of teachers during HTPC hours. The instruments used for data collection with data acquisition, the objectives defined for the research were the questionnaire used to characterize the participants, an initial discussion group to understand the trainers' needs, four training meetings with a view to promoting reflection and dialogues about the Teaching Learning Community and a final discussion group to assess the path taken. The analysis of the data obtained in the discussion groups and in the formative meetings was carried out from the perspective of content analysis. The results show, among other aspects, that coordinating professors and technical professors recognize the potential of the "Teacher Learning Community" and that continuing education in HTPC must be carried out in reflective moments, with dialogue and sharing of experiences. |
Keywords: | Professores - Formação Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC Aprendizagem Pesquisa-ação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7048 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Valeria Aparecida de Araujo.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.