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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Luiza Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T21:32:51Z-
dc.date.available2024-04-09T21:32:51Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7053-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A identidade docente e profissional se constitui na interação entre as pessoas e suas experiências individuais e profissionais, portanto a profissionalização corresponde ao processo de transformação de um trabalhador em um profissional, habilitando-o a assumir funções profissionais complexas e variadas. A utilização de casos de ensino como prática de ensino é vista como um instrumento capaz de levar o docente à reflexão e, ao mesmo tempo, proporcionar formação pedagógica, possibilitando ao professor rememorar todo o seu processo formativo. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de docentes de enfermagem no ensino técnico profissionalizante, objetivando construir casos de ensino que auxiliem na formação de professores para esses cursos. Utilizamos um referencial teórico amplo, voltado para a prática profissional de docentes enfermeiros, apresentando a evolução do ensino da enfermagem, casos de ensino como prática reflexiva dos docentes e a pandemia do Covid-19. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Como metodologia foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, a observação de aulas com registros em diário de campo culminando na elaboração de casos de ensino. O trabalho foi realizado com três docentes enfermeiros de um curso técnico profissionalizante. Os dados da entrevista e dos diários de campo foram analisados à luz da literatura sobre a temática em questão e a análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). Os resultados trazem as reflexões das participantes sobre sua prática docente e suas percepções quanto à condução da prática pedagógica em sala de aula, evidenciando que, para o exercício da docência, é necessário buscar o aperfeiçoamento, reconhecer a importância da profissionalidade e repensar as práticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teacher and professional identity is constituted in the interaction between people and their individual and professional experiences; therefore, professionalization corresponds to the process of transformation of a worker into a professional, enabling him to assume complex and varied professional functions. The use of teaching cases as teaching practice is seen as an instrument capable of leading the teacher to reflection and, at the same time, providing pedagogical training, enabling the teacher to recall his entire formative process. Thus, this work has as its general objective to analyze the pedagogical practices of nursing teachers in vocational technical education. We used a broad theoretical framework, focused on the professional practice of nursing teachers, presenting the evolution of nursing teaching, teaching cases as a reflexive practice of teachers and the Covid-19 pandemic. The research is exploratory, with a qualitative approach, as methodology a semi-structured interview script was used, the observation of classes with records in a field diary culminating in the elaboration of teaching cases. The study was carried out with three nursing professors of a professional technical course. The data from the interview and field diaries were analyzed in the light of the literature on the theme in question and content analysis, based on Bardin (2016). The results bring the reflections of the participants about their teaching practice and their perceptions about the conducting of pedagogical practice in the classroom, we know that for the exercise of teaching it is necessary to seek improvement, recognizing the importance of their professionality and rethinking their practices.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-09T21:32:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Luiza Mendonca Azevedo.pdf: 857264 bytes, checksum: f2f24b69cd44902d1c5915e7af3c876c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (106 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - ensinopt_BR
dc.titlePráticas de docentes enfermeiros em aulas remotas : construção de casos de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.otherBaptista, Ivany Machado de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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