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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Preparando professores para o ensino de música voltado para estudantes surdos : um curso sobre os desafios, dificuldades e possibilidades de atuação
Authors: Silva, Fábio Junior Pinheiro da, 1980-
Abstract: Resumo: O tema desta pesquisa foi a educação musical inclusiva de alunos surdos, com foco na formação de professores de música, seja em formação inicial ou continuada/em serviço. A música é concebida como organização intencional de sons para serem ouvidos, bem como demonstra-se que ainda poucos são os estudos científicos que se propuseram a apresentar referências práticas de como proceder a educação musical de surdos. O problema é que, para educar-se musicalmente alunos surdos, faz-se necessária uma ampliação conceptiva sobre o que é/seja a música para além do som de modo a considerar-se como educá-los, compreendendo como um curso de formação pode favorecer tal ampliação. Nesse sentido, objetivou-se neste estudo compreender como um curso introdutório de formação com vistas à preparação de professores de música para atuarem com alunos surdos, que vise discutir/refletir acerca dos desafios e das dificuldades formativas e apresentar algumas possibilidades, a partir da perspectiva da educação inclusiva, podem ampliar as concepções docentes sobre o que é/seja a música para além das sonoro-perceptivas. Os objetivos específicos foram identificar quais as concepções musicais dos participantes, se de estética referencialista, absolutista de vertente formalista ou absolutista de vertente expressionista; discutir essas concepções, de modo a entender como essas podem impactar as atuações docentes com surdos, se excludentes, integrativas ou inclusivas; e aplicar um curso introdutório, apresentando aspectos sobre a surdez, bem como estratégias de ensino musical para surdos, cujo produto educacional para esta pesquisa tratou-se de um curso com links clicáveis em vídeo, dispostos em um e-book. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, sendo encontradas 13 dissertações, 24 artigos e 01 tese brasileiros, visando integrar conhecimentos sobre educação musical inclusiva de surdos a partir do que, academicamente, foi produzido dentro do espectro temporal de 10 anos - 2011 a 2021, integrando e triangulando esses conhecimentos em desafios, dificuldades e possibilidades. Tratou-se esta pesquisa de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, em nível exploratório e de finalidade aplicada. Foi realizada em 03 etapas, onde aplicou-se na primeira um questionário estruturado para 90 licenciandos de um curso de licenciatura em música EAD de uma universidade do Vale do Paraíba e para 03 professores já atuantes que nunca deram aulas para surdos, recebendo 28 respostas, sendo convidados 06 estudantes do curso e os 03 professores já atuantes para uma entrevista semiestruturada. Na segunda etapa, realizou-se 06 encontros formativos com 07 participantes, onde foram discutidos aspectos sobre surdez e apresentadas algumas estratégias de ensino musical para surdos. Na terceira etapa, foi realizado um sétimo encontro reflexivo, de modo a compreender como esses encontros ampliaram ou não as concepções sobre o que é/seja a música dos pares pesquisantes. Os resultados demonstraram que houve transformações referenciais dos/nos participantes, o que evidencia que um curso de formação, ainda que introdutório, mostra-se relevante para colaborar-se com a literatura para a área e diminuir-se, tanto quanto possível, os desafios e as dificuldades de olhar-se para o surdo como sujeito amusical a partir das possibilidades de práticas pedagógicas para a atuação docente de seus professores em perspectiva da educação inclusiva
Abstract: The theme of this research was inclusive music education for deaf students, focusing on the training of music teachers, whether in initial or continuing/in-service training. Music is conceived as an intentional organization of sounds to be heard, as well as it is demonstrated that there are still few scientific studies that propose to present practical references on how to proceed with music education for the deaf. The problem is that, in order to educate deaf students musically, it is necessary to broaden the concept of what music is/is beyond sound in order to consider how to educate them, understanding how a training course can favor such expansion. In this sense, the aim of this study was to understand how an introductory training course aimed at preparing music teachers to work with deaf students, which aims to discuss/reflect on the challenges and training difficulties and present some possibilities, from the perspective of inclusive education, can broaden teaching conceptions about what music is/is beyond sound-perceptual ones. The specific objectives were to identify the musical conceptions of the participants, whether referential aesthetics, formalist absolutist or expressionist absolutist; discuss these conceptions, in order to understand how they can impact teaching actions with deaf people, whether exclusionary, integrative or inclusive; and apply an introductory course, presenting aspects of deafness, as well as music teaching strategies for the deaf, whose educational product for this research was a course with clickable video links, arranged in an e-book. An integrative literature review was carried out, finding 13 dissertations, 24 articles and 01 Brazilian thesis, aiming to integrate knowledge about inclusive music education for the deaf from what, academically, was produced within the temporal spectrum of 10 years - 2011 to 2021 , integrating and triangulating this knowledge into challenges, difficulties and possibilities. This research was an action research, with a qualitative approach, at an exploratory level and with an applied purpose. It was carried out in 03 stages, where a structured questionnaire was applied in the first one to 90 graduates of a degree course in EAD music at a university in the Vale do Paraíba and to 03 teachers already active who had never taught deaf people, receiving 28 responses, 06 students from the course and 03 professors already working were invited for a semi-structured interview. In the second stage, 06 training meetings were held with 07 participants, where aspects of deafness were discussed and some music teaching strategies for the deaf were presented. In the third stage, a seventh reflective meeting was held, in order to understand how these meetings expanded or not the research pairs' conceptions about what music is/is. The results showed that there were referential transformations of/in the participants, which shows that a training course, even if introductory, is relevant to collaborate with the literature for the area and reduce, as much as possible, the challenges and the difficulties of looking at the deaf as an amusical subject from the possibilities of pedagogical practices for the teaching performance of their teachers in the perspective of inclusive education.
Keywords: Educação musical
Surdos
Professores de música
Pesquisa-ação
Educação inclusiva
Prática pedagógica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7054
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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