Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | As relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado : a educação como mecanismo de transformação social |
Authors: | Ferreira, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira, 1991- |
Abstract: | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as relações étnico-raciais na perspectiva do egresso do Mestrado Profissional em Educação (MPE) e entender qual sentido da educação como mecanismo de transformação social para esse docente. Diante de tantas desigualdades sociais, as relações étnico-raciais constituem um caminho para potencializar ou minorar os preconceitos e discriminações enfrentados no contexto escolar, especialmente na trajetória docente do egresso. Nesse sentido, esta pesquisa envolveu a problemática de como os egressos do Mestrado Profissional em Educação percebem as relações étnico-raciais na própria trajetória docente. Para além disso, investigou como as políticas afirmativas contribuíram para o acesso da população negra à universidade, especialmente no Stricto Sensu, compreendeu como os egressos autodeclarados pretos e pardos entendem e concebem a questão racial e suas relações sociais e étnicas. Para tanto, esta pesquisa tipificou-se quali- -quantitativa e utilizou de metodologias como análise documental pública, análise de conteúdo das entrevistas, análise da dimensão subjetiva dos discursos e grupo de discussão com os egressos do MPE. A partir das pesquisas desenvolvidas com egressos, foi possível constatar como a educação decolonial é uma ferramenta emancipatória e potente para uma relação de igualdade e equidade na sociedade e que, a partir do diálogo e da criação de políticas afirmativas, seja validada a emergência de uma educação decolonial e inclusiva em sua totalidade, reafirmando que a educação é o caminho para a transformação da sociedade. Abstract: The present research aimed to understand the ethnic-racial relations from the perspective of the graduates of the Professional Masters in Education (MPE) and to understand the meaning of education as a mechanism of social transformation for this teacher. Faced with so many social inequalities, ethnic-racial relations constitute a way to enhance or alleviate the prejudices and discrimination faced in the school context, especially in the teaching trajectory of the graduates. In this sense, this research involved the problem of how do graduates of the Professional Master's in Education perceive ethnic-racial relations in their own teaching trajectory? In addition, it investigated how affirmative policies contributed to the access of the black population to the university, especially in the Stricto Sensu, understood how the self-declared black and brown graduates understand and conceive the racial issue and its social and ethnic relations. Therefore, this research was qualitative-quantitative and will use methodologies such as public document analysis, content analysis of interviews, analysis of the subjective dimension of speeches and discussion group with MPE graduates. From the research developed by the graduates, it was possible to verify how decolonial education is an emancipatory and powerful tool for a relationship of equality and equity in society and that, through dialogue and the creation of affirmative policies, the emergence of an decolonial and inclusive in its entirety, reaffirming that education is the way to transform society. |
Keywords: | Egressos Relações étnico-raciais Decolonialidade Educação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7057 |
Issue Date: | 2022 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Juliana Aparecida de Oliveira Pereira Ferreira.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.