Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7058
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ortiz Monteiro, Patricia, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Zamoner, Zuleika, 1978- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T22:43:22Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09T22:43:22Z | - |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7058 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Formar professores em cursos de licenciatura de qualidade e democráticos é um desafio que o País vem enfrentando nos últimos anos. A valorização do professor prescinde de uma boa formação inicial. Buscou-se investigar as representações sociais dos graduandos do curso de Pedagogia na modalidade a distância e de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escola pública sobre o futuro da profissão docente. A pesquisa foi desenvolvida em uma universidade pública da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte que oferece o curso de Pedagogia nessa modalidade e com professores da rede municipal de educação do maior município da mesma região. É uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados um questionário formado por questões abertas e fechadas, respondido por 135 graduandos do curso de Pedagogia a distância, um questionário com questões fechadas e entrevistas semiestruturadas individuais com 25 professores em exercício nos Anos Iniciais. Os discursos dos professores foram tratados inicialmente com apoio do software IRaMuTeQ, que identificou cinco classes de discursos, e foram feitas as análises de cada um dos temas elencados. Os dados quantitativos foram analisados com apoio do software Sphinx®, que produziu gráficos e possibilitou o cruzamento dos dados para a abordagem analítica da triangulação. Esse cruzamento foi organizado com base nos três eixos correlacionados com as classes dos discursos dos professores. Todo o percurso analítico foi realizado à luz da Teoria das Representações Sociais. Conhecendo o perfil dos sujeitos participantes da pesquisa, suas expectativas e desafios com a carreira docente, obteve-se como resultado a imagem do futuro da profissão docente construída com base nos discursos das categorias analisadas dos sujeitos Professores e Graduandos de Primeira e Segunda Licenciatura. Em meio a contradições, tensões e incertezas, apresentam representações sociais, em construção, apoiadas em três ancoragens. A primeira ancoragem está, para ambos os grupos, no sonho de querer ser professor, porém como pano de fundo para sua escolha está a facilidade no ingresso no curso e a oportunidade no mercado de trabalho. Para os Graduandos de Primeira Licenciatura esta ancoragem trilha também o caminho da ascensão social. A segunda ancoragem é, para ambos os grupos, a busca por formação de qualidade, necessária para entender as mudanças provocadas pelos recursos tecnológicos e pelas novas abordagens pedagógicas que colocam o aluno como protagonista no processo de ensino aprendizagem. Para a terceira ancoragem os grupos dividem-se em pessimistas e otimistas. Professores e Graduandos de Segunda Licenciatura demonstram pessimismo apoiados em suas experiências no exercício da profissão, e os Graduandos de Primeira Licenciatura ancoram-se no otimismo e na crença de que no futuro a profissão docente contará com profissionais capacitados e será valorizada social e financeiramente. Fica claro que suas ancoragens perpassam suas próprias projeções como professores formados e atuantes, sentimento este vinculado ao sonho de ser professor. Demonstrou-se que os pensamentos e crenças de ambos os grupos acerca do objeto deste estudo, expressos nas representações sociais que estão sendo construídas, revelam anseio por respeito e valorização do professor, por políticas públicas que invistam na valorização salarial, formação inicial e continuada e na figura do professor. Acreditam que isso repercutiria no respeito da sociedade e elevaria seu status. A pesquisa poderá subsidiar o desenvolvimento de outras pesquisas, considerando-se que aborda uma profissão que lida com a formação humana. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Training teachers in quality and democratic undergraduate courses is a challenge that the country has been facing in recent years. The appreciation of the teacher does not require a good initial training. We sought to investigate the social representations of undergraduate students of the Pedagogy course in the distance modality and teachers of the Early Years of Elementary School in public schools on the future of the teaching profession. The research was developed at a public university in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba and Litoral Norte that offers the Pedagogy course in this modality and with teachers from the municipal education network of the largest municipality in the same region. It is an applied, exploratory and descriptive research, with qualitative and quantitative approaches. As instruments for data collection, a questionnaire formed by open and closed questions was answered by 135 undergraduate students of the distance education course, a questionnaire with closed questions and individual semi-structured interviews with 25 professors working in the Early Years. Teachers' speeches were initially treated with the support of the IRaMuTeQ software, which identified five classes of speeches, and analyzes of each of the listed themes were made. Quantitative data were analyzed with the support of the Sphinx® software, which produced graphs and made it possible to cross the data for the analytical approach of triangulation. This crossing was organized based on the three axes correlated with the classes of the teachers' speeches. The entire analytical path was carried out in the light of the Theory of Social Representations. Knowing the profile of the subjects participating in the research, their expectations and challenges with the teaching career, it was obtained as a result the image of the future of the teaching profession built based on the speeches of the analyzed categories of the subjects Teachers and Undergraduate and First Degree. Amid contradictions, tensions and uncertainties, they present social representations, under construction, supported by three anchors. The first anchorage is, for both groups, in the dream of wanting to be a teacher, but as a background for their choice is the ease of entering the course and the opportunity in the job market. For First Degree Graduates, this anchorage also follows the path of social ascension. The second anchorage is, for both groups, the search for quality training, necessary to understand the changes caused by technological resources and new pedagogical approaches that place the student as a protagonist in the teaching-learning process. For the third anchor, the groups are divided into pessimists and optimists. Second Degree Teachers and Undergraduates demonstrate pessimism based on their experiences in the exercise of the profession, and First Degree Graduates are anchored in optimism and in the belief that in the future the teaching profession will have trained professionals and will be socially and financially valued. It is clear that their anchors run through their own projections as trained and active teachers, a feeling linked to the dream of being a teacher. It was shown that the thoughts and beliefs of both groups about the object of this study, expressed in the social representations that are being built, reveal a desire for respect and appreciation for the teacher, for public policies that invest in salary appreciation, initial and continuing education and in the figure of the teacher. They believe that this would reflect on the respect of society and raise their status. The research may subsidize the development of other research, considering that it addresses a profession that deals with human formation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-09T22:43:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zuleika Zamoner.pdf: 4467201 bytes, checksum: eeb2fff0267211b54cbee6a1168afaa4 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (190 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de alunos de pedagogia e professores do ensino fundamental sobre o futuro da profissão docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Mariana Aranha de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rios, Maria de Fátima Serra | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Zuleika Zamoner.pdf | 4.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.