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dc.contributor.advisorÁvila, Maria Auxiliadora, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Simone Araújo, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-09T23:21:13Z-
dc.date.available2024-04-09T23:21:13Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7061-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávilapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O professor de Educação Infantil, ainda nos dias atuais, é visto apenas como cuidador de crianças, pois parte da sociedade reconhece a creche como lugar onde a criança vai para brincar e ser cuidada e não necessariamente para aprender ou estudar. Em função da concepção equivocada advinda do consenso popular, o conhecimento sobre a docência nesse nível da educação torna-se importante, inclusive para reforçar a importância do professor também como mediador do conhecimento na Educação Infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo compreender o exercício profissional do professor da Educação Infantil, mediante o conhecimento dos processos identitários que constituem o ciclo de vida de três grupos geracionais: os docentes iniciantes, os intermediários e os mais experientes. De modo específico, buscou-se conhecer o perfil profissional, identificar os acontecimentos que influenciaram a escolha da profissão, bem como os fatos marcantes que caracterizam o exercício profissional de 11 professores que atuavam nessa fase da escolarização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fez uso do método biográfico-narrativo, o qual possibilitou a compreensão dos modos pelos quais os professores e as professoras dão sentido ao seu trabalho e atuam em seus contextos profissionais. Para a coleta de dados, em um município do Vale do Paraíba Paulista, foi enviado aos professores da rede municipal um questionário, o qual permitiu traçar o perfil docente. Foram também realizadas entrevistas biográficas, cujos dados e informações foram, após a transcrição, organizados em biogramas. Em seguida, realizou-se a sobreposição dos biogramas, que permitiu identificar os momentos que compunham a vida profissional desses professores de Educação Infantil, marcada pelos acontecimentos críticos, que impactaram e influenciaram os rumos de suas trajetórias profissionais. Como resultado desse estudo, observou-se que a escolha pelo Magistério foi realizada a partir das experiências subjetivas, atravessadas, por sua vez, por desafios que circunscreveram toda a trajetória docente, independentemente do tempo e da experiência profissional do professor..pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays, a kindergarten teacher continues to be seen as a child caregiver. It is because, part of society, recognizes the school in early childhood as a place where every child goes to play and be cared for and not necessarily to learn or study. Due to this misconception coming from a very popular consensus,the knowledge about teaching at this level becomes extremely important, also to strengthen the value of the role a teacher plays as a mediator of knowledge in early childhood education.Thereby, this academic assignment has a goal to understand the professional role of the kindergarten teacher, through the knowledge which identifies the process of life cycle based on three generations groups: the beginning teachers, the intermediate teachers and the most experienced ones. More specifically, went in search of understanding the professional profile, in order to identify the events that influenced the career choice, as well as the outstanding facts that lead 11 professional teachers who work in this school stage. In fact, this research has a qualitative approach linked with a biographical- narrative method, this allowed the comprehesion of the way teachers make sense at work and act in their professional contexts. In order to collect the municipality data of Vale do Paraíba Paulista, a questionaire was sent to the teachers of the city's municipal education system , which allowed to trace their professional profile. Therefore,biographical interviews were also performed, whose data and information were organized into biograms after transcription. Right after,proceeded with the biograms overlapping to make possible to identify the period that compose the professional life cycle of these kindergarten teachers, measured by any crucial events that impact and having some influence in the course of their professional career. Summarize as a result of this study, regardeless of the teacher's time and professional experience, it was observed that the choice for teaching was made from subjective experiences ,guided by challenges that circumscribe every trajectory in teaching careerpt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-09T23:21:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Araujo Miranda.pdf: 1515133 bytes, checksum: 175dc50e6fe1ae3e1bafb1d281f78608 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (157 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de educação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectBiogramapt_BR
dc.titleTrajetórias de professores da Educação Infantil em uma rede municipal de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Alessandro Messiaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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