Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7062
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Trajetórias de professores da Educação Profissional de nível médio do Centro Paula Souza
Authors: Medeiros, Vanessa Reis, 1982-
Abstract: Resumo: A partir de uma característica comum observada nos professores da educação profissional técnica, que, por serem graduados em diferentes áreas, em um dado momento de suas carreiras, migram de suas áreas iniciais para a Educação e nela se estabilizam, essa pesquisa buscou analisar os acontecimentos que definiram as escolhas profissionais ao longo das trajetórias desses professores bem como conhecer os incidentes críticos que determinaram essas mudanças de rumo nas trajetórias, além de conhecer como ocorreu a entrada na carreira docente e, ainda, compreender os motivos que determinam a permanência deles na Educação. A pesquisa biográfico-narrativa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 14 professores da educação profissional técnica de nível médio, em que os cursos são oferecidos na forma articulada e/ou concomitante com o ensino médio, por meio de uma instituição pública localizada na cidade de Taubaté, interior do Estado de São Paulo. As entrevistas, do tipo abertas e em profundidade, possibilitaram o registro das narrativas sobre as trajetórias profissionais, que, transcritas, foram organizadas em biogramas, uma síntese esquemática realizada de modo compartilhado entre pesquisador e pesquisado. Esses instrumentos permitiram à pesquisadora aprofundar o conhecimento sobre as trajetórias profissionais. Com a sobreposição dos biogramas, foi possível conhecer e compreender os incidentes críticos, atribuindo a eles significados, bem como realizar a identificação de dois grupos distintos para discussão e análise: um, dos professores que conciliam as carreiras iniciais com a docência, e outro, dos professores que deixaram as carreiras iniciais e optaram pela docência. A revisão de literatura trouxe autores que contribuíram significativamente para as análises e para a discussão sobre as narrativas, as experiências, a escolha da carreira inicial, a formação docente e as políticas públicas de formação para a EPT. Os professores pesquisados, graduados em cursos de bacharelado, apontam acontecimentos relacionados à experiência anterior na área como um dos principais incidentes críticos para a escolha dos cursos de graduação. Como motivo de satisfação e permanência na carreira docente foi apontada a realização profissional, tão buscada nas carreiras profissionais e que foi alcançada na EPT. Finalmente, os resultados evidenciaram a necessidade de maiores estudos sobre a educação profissional técnica e, principalmente, sobre as políticas públicas de formação de professores nessa modalidade da educação.
Abstract: From a common characteristic observed in teachers of technical vocational education, who, being graduated in different areas, at a given time in their careers, migrate from their initial areas to education and stabilize in it, this research sought to analyze the events that defined the professional choices along the trajectories of these teachers as well as knowing the critical incidents that determined these course changes in the trajectories, as well as knowing how the entry into the teaching career occurred and also understanding the reasons that determine their permanence in Education . The biographical-narrative research, with qualitative approach, was conducted with 14 teachers of high school technical vocational education, in which the courses are offered in articulated form and / or concomitant with high school, through a public institution located in the city of Taubaté, interior of the São Paulo State. Interviews, open and in depth, made it possible to record the narratives about the professional trajectories, which, transcribed, were organized in biograms, a schematic synthesis shared between researcher and searched. These instruments allowed the researcher to deepen the knowledge about the professional trajectories. By overlapping the biographies, it was possible to know and understand the critical incidents, assigning meanings to them, as well as identifying two distinct groups for discussion and analysis: one of the teachers who reconciled the initial careers with teaching, and the other, of teachers who left early careers and opted for teaching. The literature review brought authors who contributed significantly to the analysis and discussion of narratives, experiences, early career choice, teacher education, and public education policies for PTE. The teachers surveyed, graduated in bachelor's degree, point out events related to previous experience in the area as one of the main critical incidents for choosing undergraduate courses. As a reason for satisfaction and permanence in the teaching career was pointed the professional achievement, so sought in the professional careers and that was achieved in the PTE. Finally, the results showed the need for further studies on technical vocational education and, especially, on public policies for teacher education in this type of education.
Keywords: Desenvolvimento profissional
Professores - Formação
Educação profissional
Pesquisa bibliográfica
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7062
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vanessa Reis Medeiros.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.