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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7103
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Práticas inclusivas para alunos com e sem transtorno do espectro autista na perspectiva do desenho universal para aprendizagem |
Authors: | Silva, Mayra Pereira, 1991- |
Abstract: | Resumo: Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural, da Área de Concentração Formação Docente para a Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté inserido na área das análises e pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisas em Desenho Universal para Aprendizagem (GPDUA), Formação Docente e Diversidade da Universidade de Taubaté. A partir deste estudo, foi desenvolvido um produto técnico educacional na plataforma YouTube, sob a forma de videoaulas formativas com foco na temática do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas utilizadas por docentes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) de uma escola particular, em que se encontra matriculado um estudante com TEA e verificar a possível convergência dessas práticas com os princípios DUA. O método empregado neste estudo foi fundamentado na pesquisa de desenvolvimento, também conhecida como Design Based Research (DBR). No contexto educacional, esse método busca compreender os problemas do cotidiano e implementar soluções voltadas para a aplicação prática. Para tanto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação não participativa, um questionário online com os profissionais participantes, além de entrevista semiestruturada. O estudo contou com a participação de um estudante com TEA e cinco profissionais da instituição escolar que atuam diretamente com o estudante, totalizando seis participantes. Destes, quatro eram docentes, além da coordenação pedagógica da instituição. Como resultados, a pesquisa revelou condições que influenciam positivamente e que representam obstáculos para o trabalho pedagógico, dentre eles, a necessidade de uma formação embasada nas demandas reais do cotidiano pedagógico e a importância do trabalho colaborativo entre a equipe escolar. No que diz respeito ao DUA, ainda que os docentes não estivessem completamente cientes, essa abordagem se manifestou continuamente na prática escolar. No contexto deste estudo, o DUA destacou-se como uma importante ferramenta para minimização de adaptações curriculares, uma vez que sua abordagem prioriza a diversificação de estratégias para todos os estudantes desde o princípio do planejamento curricular. Verificou-se que as práticas empregadas ao estudante com TEA poderiam inclusive ser direcionadas ao público sem deficiência beneficiando à aprendizagem a todos os outros estudantes. Espera-se que este estudo contribua para práticas docentes, e amplie as discussões acerca dos paradigmas da inclusão em articulação à aplicabilidade do DUA nas salas de aulas em busca de um ensino mais equitativo. Abstract: This work is part of the Inclusion and Sociocultural Diversity Research Line, within the Concentration Area of Teacher Education for Basic Education of the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté, inserted in the field of analysis and research developed in the Research Group on Universal Design for Learning (GPDUA), Teacher Education, and Diversity at the University of Taubaté. Based on this study, a technical educational product was developed on the YouTube platform, in the form of formative video lessons focusing on the theme of Universal Design for Learning (UDL). The qualitative research aimed to analyze the pedagogical practices used by teachers of the 1st year of Elementary School in a private school, where a student with ASD is enrolled, and to verify the possible convergence of these practices with UDL principles. The method employed in this study was based on development research, also known as Design-Based Research (DBR). In the educational context, this method seeks to understand everyday problems and implement solutions geared towards practical application. For this purpose, non-participatory observation, an online questionnaire with participating professionals, and semi-structured interviews were used as data collection instruments. The study involved a student with ASD and five professionals from the school institution who work directly with the student, totaling six participants. Of these, four were teachers, in addition to the pedagogical coordination of the institution. As results, the research revealed conditions that positively influence and represent obstacles to pedagogical work, including the need for training based on the real demands of pedagogical daily life and the importance of collaborative work among the school staff. Regarding UDL, even though the teachers were not completely aware, this approach was continuously manifested in school practice. In the context of this study, UDL stood out as an important tool for minimizing curriculum adaptations, as its approach prioritizes the diversification of strategies for all students from the beginning of the curriculum planning. It was found that the practices employed with the student with ASD could even be directed to the non-disabled public, benefiting the learning of all other students. It is hoped that this study will contribute to teaching practices and broaden discussions about inclusion paradigms in articulation with the applicability of UDL in classrooms, aiming for more equitable teaching. |
Keywords: | Desenho universal Aprendizagem Transtorno do Espectro Autista Práticas pedagógicas Educação básica |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7103 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
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