Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7113
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Formação inicial : significações de professores de Educação Física sobre os saberes docentes necessários para a prática pedagógica |
Authors: | Paula, Letícia Carolina Borges de Lima |
Abstract: | Resumo: O tema insere-se na área de concentração em 8Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologia9. A pesquisa tem como problema central compreender significações e práticas pedagógicas dos professores Universitários e dos professores de Educação Física através da atuação docente. Temos como objetivo geral apreender as significações de professores de Educação Física (PEF) e professores Universitários (PU) do curso de Educação Física, sobre os saberes necessários para desenvolvimento da prática docente. A abordagem metodológica foi qualitativa, como instrumento de coleta de informações utilizou-se a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 09 professores, sendo, 03 professores Universitários e 06 professores de Educação Física, que atuam nas escolas privadas /Universidade, em uma cidade do vale do paraíba. A construção das análises foi à luz da Psicologia sócio histórica a partir da proposta de Núcleos de Significação. Compreendemos com os resultados obtidos que a formação inicial e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física e os professores Universitários, estão associadas às vivencias e práticas pedagógicas diárias, articuladas as demanda metodológicas de ensino atribuídas a atuação profissional. Concluímos que, existem muitos desafios a serem enfrentados para a melhora da prática pedagógica da disciplina, contudo, para a construção de novas reflexões e perspectivas de ensino, é preciso um reflexibilidade advinda pela ação-reflexão-prática, ampliando as possíbilidades através da formação continuada. Abstract: The theme falls within the area of concentration in 'Education: professional development, diversity and methodology'. The main problem of the research is to understand the meanings and pedagogical practices of university professors and Physical Education professors through teaching activities. Our general objective is to apprehend the meanings of Physical Education teachers (PEF) and University teachers (PU) of the Physical Education course, about the necessary knowledge for the development of teaching practice. The methodological approach was qualitative, as an instrument for collecting information, a semi-structured interview was used. 09 teachers participated in the research, 03 University teachers and 06 Physical Education teachers, who work in private schools/University, in a city in the Paraiba Valley. The construction of the analyzes was in the light of Socio-historical Psychology from the proposal of Nuclei of Meaning. We understand with the obtained results that the initial formation and the pedagogical practices of the Physical Education teachers and the University professors, are associated with the experiences and daily pedagogical practices, articulated the methodological demands of teaching attributed to the professional performance. We conclude that there are many challenges to be faced to improve the pedagogical practice of the discipline, however, for the construction of new reflections and teaching perspectives, it is necessary to have a reflexivity arising from the action-reflection-practice, expanding the possibilities through continuing education. |
Keywords: | Professores de educação física Professores - Formação Prática pedagógica Psicologia sócio-histórica |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7113 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Leticia Carolina Borges de Lima Paula.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.