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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7114
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Avaliação de fluência leitora em relação à proposta da BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano) |
Authors: | Vieira, Marília Tereza Generoso, 1994- |
Abstract: | Resumo: O tema desta pesquisa é a Avaliação de Fluência Leitora, aplicada em 2022, nas classes de 2º ano do Ensino Fundamental, e a sua relação com as propostas do eixo de Leitura apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). A avaliação tem como objetivo aferir a leitura das crianças ao final do 2º ano, bem como definir as características do perfil de leitura em que cada criança se enquadra. O primeiro problema que motivou a pesquisa foi observar a falta de sintonia entre o que propõe a BNCC (Brasil, 2018) para as práticas de linguagens que envolvem o eixo leitura e escuta e entre os critérios e objetivos dessa Avaliação de Fluência Leitora. Foi possível perceber a falta de sintonia a partir da divergência entre o que estamos desenvolvendo em sala de aula e as questões que foram propostas pela avaliação. Essa pesquisa parte do pressuposto de que a BNCC (Brasil, 2018) vem para nortear as aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a relação entre o que foi exigido nas quatro variações da Avaliação de Fluência Leitora aplicadas em salas de 2º ano, em 2022, e o que é proposto para o ensino de leitura no documento BNCC (Brasil, 2018) para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Teoricamente, esta pesquisa se baseia na concepção de linguagem como construção sócio-histórica, a partir da perspectiva bakhtiniana (enunciativo-discursiva), na concepção sociocognitiva de leitura, no conceito de fluência de leitura, no conceito de multiletramentos e nos conceitos vigotskianos de desenvolvimento dos processos simbólicos e formação dos conceitos científicos. A metodologia é de abordagem qualitativa, e a pesquisa é do tipo documental. Após a análise dos resultados, foi possível perceber que a avaliação se detém em uma concepção de leitura ultrapassada, que não se alinha aos objetivos de aprendizagem e habilidades a serem devolvidas pela BNCC (Brasil, 2018). Quanto aos estudos sobre a fluência de leitura, a prova não contempla os três quesitos envolvidos para o desenvolvimento da fluência de leitura, se foca em apenas em dois: automaticidade e prosódia, deixa de lado a compreensão. Não foram encontrados indícios de questões que levem o aluno a utilizar estratégias de leitura, nem que contemplem os multiletramentos. Conclui-se que há um distanciamento entre a proposta de leitura da BNCC (Brasil, 2018) e a avaliação. Há, na avaliação, propostas que se atém somente à decodificação e não exploram as dimensões do processo de leitura. Foi percebido que a avaliação não contempla as dimensões a serem consideradas na fluência de leitura. Abstract: The theme of this research is the Reading Fluency Assessment, applied in 2022 in 2nd year elementary school classes, and its relationship with the Reading axis proposals presented by Common National Curriculum Base - BNCC (Brazil, 2018). The assessment aims to measure children's reading at the end of the 2nd year, as well as defining the characteristics of the reading profile that each child fits into. The first problem that motivated the research was observing the lack of harmony between what the BNCC (Brazil, 2018) proposes for language practices that involve the reading and listening axis and between the criteria and objectives of this Reading Fluency Assessment. It was possible to notice the lack of harmony based on the divergence between what we are developing in the classroom and the questions that were proposed by the evaluation. This research is based on the assumption that the BNCC (Brazil, 2018) comes to guide the learning to be developed by students. The general objective of this research was to investigate the relationship between what was required in the four variations of the Reading Fluency Assessment applied in 2nd year classrooms, in 2022, and what is proposed for teaching reading in the BNCC document (Brazil, 2018) for the 1st and 2nd years of Elementary School. Theoretically, this research is based on the conception of language as a socio-historical construction, from the Bakhtinian perspective (utterance-discursive), on the socio-cognitive conception of reading, on the concept of reading fluency, on the concept of multiliteracies and in Vygotskian concepts of development of symbolic processes and formation of scientific concepts. The methodology is of a qualitative approach, and the research is of a documentary type. After analyzing the results, it was possible to realize that the assessment focuses on an outdated concept of reading that does not align with the learning objectives and skills to be returned by BNCC (Brazil, 2018). As for studies on reading fluency, the test does not consider the three aspects involved in the development of reading fluency, it focuses on just two: automaticity and prosody, leaving comprehension aside. No evidence was found of questions that lead the student to use reading strategies, nor that include multiliteracies. It is concluded that there is a gap between the proposed reading of the BNCC (Brazil, 2018) and the evaluation. There are proposals in the evaluation that focus only on decoding and do not explore the dimensions of the reading process. It was noticed that the assessment does not include the dimensions to be considered in reading fluency. |
Keywords: | Leitura - Estudo e ensino Avaliação Ensino fundamental Alfabetização Base Nacional Comum Curricular |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7114 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
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